O livro conceitua a política de Tempo Integral, dispondo de diversas citações e práticas bem-sucedidas das escolas, além de ajudar na formação dos profissionais que atuam com essa metodologia na rede estadual de ensino
A educação em tempo integral é um desafio e uma grande oportunidade para a formação e a cidadania dos alunos. No ES, o Sicoob ES é uma das instituições que apoiam a implantação desse modelo nas redes estadual e municipais desde quando teve início essa discussão, em 2014, por acreditar que essa metodologia ajuda a desenvolver os estudantes de forma completa, em sua totalidade, segundo o presidente estadual da instituição, Bento Venturim.
Ciente da perspectiva de um futuro promissor para os estudantes dessa modalidade, o Sicoob também foi parceiro do livro “Educação em Tempo Integral no Espírito Santo: história, conceitos e metodologias”. A obra foi lançada nesta última quarta-feira (18) pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
O livro conceitua a política de Tempo Integral, dispondo de diversas citações e práticas bem-sucedidas das escolas, além de ajudar na formação dos profissionais que atuam com essa metodologia na rede estadual de ensino.
“Esse é o ponto de partida para uma transformação em todo o Estado. Não restam dúvidas de que esse projeto é um dos melhores agentes transformadores para toda a sociedade. É uma conjunção de sonhos. Faz todo sentido para os nossos valores apoiar a ampliação do modelo de tempo integral no ES e a reprodução desse livro tão importante, que pode nortear futuras ações na rede estadual de ensino”, destacou o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim.
Tempo integral
Atualmente, o tempo integral do Espírito Santo é referência nacional e alcançou números importantes de qualidade e oferta de vagas, graças à continuidade do trabalho e, principalmente, às inovações desenvolvidas nos últimos anos. São 93 escolas e mais de 30 mil vagas no Estado.
Livro
A publicação perpassa todas as áreas mais importantes da Educação em Tempo Integral, desenvolvendo cada um dos pontos de aplicação da escola e garantindo a contextualização do material à realidade do Espírito Santo. O livro, que contará com exemplares impressos, tem sete capítulos e foi escrito por 47 autores, entre gestores, professores, diretores e profissionais envolvidos no modelo de tempo integral.