política

Renato Casagrande anuncia mais cinco nomes para compor o governo do ES

15 dez 2018 - 10:45

Redação Em Dia ES

Share
Foletto é anunciado na Agricultura e Ted Conti herda vaga na Câmara
O governador eleito, Renato Casagrande, anunciou nesta sexta-feira (14), mais cinco nomes para compor a equipe de governo. Foram anunciados os nomes de Paulo Foletto, como secretário de Agricultura; Marcus Vicente, como secretário de Desenvolvimento Urbano; e Cristina Engel, como secretária de Ciência e Tecnológia.

Casagrande também anunciou Denio Rebello como diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e Cael Linhalis da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

Com o anúncio do deputado federal reeleito Paulo Foletto (PSB) como secretário de agricultura. Ted Conti (PSB), o primeiro suplente, vai assumir a vaga na Câmara,

Mudança

No dia 4 de dezembro, Casagrande tinha anunciado o economista Alcio de Araújo como presidente da Cesan. Ele não vai chegar a assumir o cargo, por causa de um contrato que ele já havia assinado com a Companhia.

“Alcio foi anunciado há alguns dias como presidente da Cesan e ele com certeza vai estar como colaborador do governo. Mas como era representante de uma empresa de vigilância aqui no estado, assinou um contrato com a Cesan há alguns meses. A nova lei impede que quem tenha assinado contrato com a empresa possa fazer a gestão dela em menos de três anos do contrato. Por isso, Alcio seria impedido ou questionado como presidente, então nós estamos anunciando Cael agora”, explicou Casagrande.

Paulo Foletto

Paulo Foletto, 62 anos, é deputado federal. Médico cirurgião, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Entre 1993 e 1996 exerceu o mandato de vereador e, em 2002, foi eleito deputado estadual e reeleito em 2006. Em 2011, Foletto assumiu seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados e exerce, nessa Legislatura, seu segundo mandato na Casa.

Marcus Vicente

Marcus Vicente, 64 anos, formado em Direito. É deputado federal. A carreira política começou em 1976, quando foi eleito vereador de Ibiraçu. Em seguida, foi prefeito do município por dois mandatos. Está no quinto mantado de deputado federal. Foi secretário Estadual de Turismo e da Casa Civil. É vice-presidente reeleito da CBF, único capixaba a ocupar a posição.

Cristina Engel

Cristina Engel de Alvarez, 57 anos, arquiteta com mestrado e doutorado na área de tecnologia. Ingressou na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em 1994. Desde 1987, desenvolve atividades vinculadas à Ciência e Tecnologia, especialmente nas áreas de arquitetura/urbanismo e das engenharias, mas também em cargos de gestão, como coordenadora de curso, diretora de centro, conselheira em vários conselhos. Atualmente é coordenadora de um grupo internacional vinculado à sustentabilidade urbana, financiado pelo CYTED (sede na Espanha), composto por 7 países, 21 grupos e 121 componentes.

Denio Rebello

Denio Rebello Arantes, 63 anos, bacharel em Física e Matemática, é mestre em Física e tem doutorado em Ciência dos Materiais. Em 1998 ingressou como professor no Centro Federal de Educação e Tecnologia do Espírito Santo – Cefetes e, já em 2000, foi eleito para coordenar o Programa de Metalurgia e Materiais. Nesse mesmo ano, foi eleito para a presidência do Conselho de Administração da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia. Em 2001, assumiu a Diretoria de Ensino do Sistema Cefetes e tornou-se o Reitor quando o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes foi criado. Eleito em 2008, passou a ocupar no ano seguinte o cargo de Reitor do Ifes, para o qual foi reeleito em 2012. Em dezembro de 2011, foi eleito Presidente do Conselho Nacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – Conif. Como pesquisador, tem dezenas de artigos e capítulos de livros publicados. Participou da preparação do Documento Base para políticas públicas de educação do Programa Nacional para a Integração da Educação Profissional e Básica da Juventude e Educação de Adultos – Proeja. Em 2015, foi nomeado como representante da Rede Federal no Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).
0
0
Atualizado: 15/12/2018 10:45

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.