geral

Espírito Santo recebe novo alerta para tempestades, raios e granizo para todo o Estado

23 mar 2026 - 14:35

Redação Em Dia ES - por Julieverson Figueredo

Share
Defesa Civil adverte sobre risco de alagamentos e queda de energia em todo o estado. Incaper prevê semana de tempo instável, abafado e com chuvas passageiras
Tempo fechado. Foto: Andressa Bergamaschi/Em Dia ES

O Espírito Santo enfrenta, nesta segunda-feira (23) e terça-feira (24), um alerta de impacto moderado para tempo severo, com previsão de chuvas intensas, descargas elétricas, ventos fortes e granizo pontual em todo o território estadual. A advertência foi publicada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, que aponta riscos associados de alagamentos, enxurradas, queda de árvores e interrupção na distribuição de energia elétrica.

Tempo severo e acumulados de chuva
De acordo com o boletim da Defesa Civil, na tarde e noite desta segunda-feira, as regiões Noroeste, Norte, Caparaó e parte do Sul possuem até 70% de probabilidade de registrar acumulados de chuva entre 10 e 30 milímetros, com chance inferior a 20% de que esses volumes cheguem a 50 milímetros. Já nas regiões Serrana, porção Central, Oeste e Grande Vitória, a probabilidade é de 70% para volumes entre 2 e 10 milímetros.

Para o período estendido de sete dias, entre 23 e 29 de março, a avaliação da Defesa Civil aponta a possibilidade de acumulados entre 60 e 80 milímetros na metade norte do estado. Nas regiões oeste e na metade sul, a expectativa é de chuvas acumuladas entre 40 e 80 milímetros.

Instabilidade e umidade marítima
Coincidindo com o Dia Mundial da Meteorologia, esta segunda-feira (23) apresenta instabilidade impulsionada pela umidade marítima, segundo dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O instituto relata variação de nuvens e chuva passageira ao longo do dia em todas as regiões, com maior concentração de nuvens e trovoadas na metade norte capixaba. O tempo permanece abafado, com temperaturas elevadas, alcançando máximas de 30 °C em Vitória e até 33 °C nas áreas menos elevadas da Região Sul.

Previsão para o decorrer da semana
O Incaper e a Defesa Civil detalham que a dinâmica do tempo varia nos dias seguintes, mantendo o estado sob atenção:

  • Terça-feira (24): A umidade transportada pelos ventos costeiros provoca chuva entre a madrugada e a manhã na Grande Vitória e no Nordeste. Na região Sul, o sol aparece com aumento de nuvens e previsão de chuva à noite. A Defesa Civil mantém o alerta de impacto moderado, com possibilidade de chuvas intensas, raios, granizo e vento forte.
  • Quarta-feira (25): Há previsão de chuva na madrugada e manhã na Região Nordeste, além de chuvas rápidas no Norte e Noroeste ao longo do dia. A Grande Vitória e a Região Sul não devem registrar chuva, e as temperaturas sobem ligeiramente. A projeção indica 70% de chance de acumulados entre 2 e 10 milímetros em todo o estado.
  • Quinta-feira (26) e sexta-feira (27): As madrugadas e manhãs continuam com registros de chuvas rápidas na Grande Vitória, Nordeste e extremo norte capixaba, devido aos ventos costeiros, intercalando com períodos de tempo aberto ao longo do dia. A região Sul e demais localidades não têm previsão de chuva, e as temperaturas permanecem estáveis.
0
0
Atualizado: 23/03/2026 14:37

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.