O município de Jaguaré recebe, nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de agosto, a 9ª edição da Feira InovaES. Realizado no Parque de Exposições Alfeu Sossai a partir das 9h, o evento tem como objetivo apresentar tecnologias para o agronegócio, com foco no aumento da produtividade para o produtor rural. Paralelamente, acontece a segunda edição do Festival de Jogos Matemáticos, que contará com a participação de 224 estudantes de escolas da região norte do Espírito Santo.
Tecnologia e conhecimento para o campo
A estrutura que está sendo montada no parque de exposições comportará dezenas de estandes. A feira reunirá diversos especialistas do estado, que ministrarão palestras sobre avanços científicos, inovação e práticas para o desenvolvimento sustentável no setor agrícola.
A programação inclui temas como o uso de inteligência artificial nas escolas, a importância de drones para a mobilidade, inovação na área agrícola e robótica. As palestras serão conduzidas por pesquisadores e professores de instituições como o Incaper, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Festival de Jogos reúne escolas da região
Integrado à feira, o 2º Festival de Jogos Matemáticos apresentará uma expansão em relação à sua primeira edição. No ano passado, o projeto envolveu 9 escolas, com 119 estudantes expondo 35 jogos. Este ano, o número de participantes cresceu, com 11 unidades escolares inscritas, totalizando 224 estudantes que vão apresentar 56 jogos.
As escolas que inscreveram alunos para o festival são: Ecorm Japira, Ecorm Giral, Escola Família Agrícola de Jaguaré – Mepes, Emef Benedita dos Santos Silva, Emef’s Marciano Altoé, Santa Rita de Cássia, Patrimônio Nossa Senhora de Fátima, Orélio Caliman, Emeief Adriana de Souza Barcelos, EEEFM Irmã Tereza Altoé e EEEM Pedro Paulo Grobério.
A programação do segundo dia do evento será amplamente dedicada às atividades estudantis, incluindo campeonatos, apresentação sobre o uso de realidade aumentada em sala de aula, mágica com matemática e a premiação final dos jogos.
Confira a programação
Quinta-feira, 21 de agosto
15h: Palestra Prof. Dr. Leandro Costalonga, UFES São Mateus: “Plantando inovação na mente de quem cultiva”
16h: Palestra Ifes São Mateus com a Professora Rayana Schneider Barcelos: “Do Código a Criatividade – Robótica”
Sexta-feira, 22 de agosto
07h: Abertura da feira
07h30: Abertura oficial com autoridades
08h: Apresentação cultural
08h30: Palestra – Escola Porta do Sol com Massayouki Yamamoto, Especialista em Aprendizagem Profissional da Apple: “O uso da realidade aumentada na sala de aula”
09h: Sorteio de Brindes
09h30: Campeonato 01
10h30: Sorteio de Brindes
11h30: Intervalo para almoço
13h: Apresentação Cultural
13h30: “Matemática e Mágicas”, com o Prof. Hélio Muniz


















