Saúde

Cariacica inicia serviço de teleconsulta com atendimentos em psiquiatria pelo SUS

08 abr 2025 - 17:15

Redação Em Dia ES

Share
Atendimento remoto será realizado duas vezes por semana na sede da Secretaria Municipal de Saúde, com previsão de expansão para outras especialidades médicas futuramente
Cariacica inicia serviço de teleconsulta com atendimentos em psiquiatria pelo SUS. Foto: Claudio Postay

A população de Cariacica passou a contar, a partir desta terça-feira (8), com o serviço de teleconsulta médica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) em parceria com o Governo do Estado, começou a funcionar com atendimentos na especialidade de psiquiatria. O objetivo é ampliar o acesso a consultas especializadas por meio de atendimentos remotos, realizados em salas preparadas para telessaúde.

A cerimônia de lançamento foi realizada na sede da Semus, localizada na Rua Engenheiro José Himério, nº 11, em Campo Grande. Neste primeiro momento, serão disponibilizadas 36 vagas semanais para atendimentos psiquiátricos, com a possibilidade de inclusão de outras especialidades conforme a disponibilidade da rede estadual.

As consultas são destinadas a pacientes já cadastrados no Sistema de Regulação Ambulatorial. Os atendimentos serão realizados em um espaço específico dentro da própria Semus, onde foram instalados os equipamentos necessários para a realização das teleconsultas. A marcação é feita pela Secretaria de Saúde, que entra em contato diretamente com os pacientes agendados.

“A porta de entrada para o serviço continua sendo as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de onde os pacientes são encaminhados para a regulação”, explicou o secretário municipal de Saúde, Pedro Ivo da Silva. Ele destacou que o novo formato visa dar maior agilidade ao atendimento e reduzir filas para especialidades. “Esse espaço é muito importante para atender à nossa demanda e, em seguida, teremos outras especialidades”, completou.

A escolha da sede da Semus para sediar o atendimento remoto foi definida por questões de localização e acessibilidade. “O local foi estrategicamente escolhido porque é de fácil acesso para nossos munícipes”, afirmou a vice-prefeita Shymenne de Castro, que participou da inauguração representando o prefeito Euclério Sampaio.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, a teleconsulta é uma alternativa frente à escassez de médicos especialistas nos municípios. “Uma das maiores dificuldades da alta complexidade em saúde é fazer os especialistas estarem nos municípios, pois temos escassez de profissionais no mercado. Com a teleconsulta, conseguimos chegar até aos municípios mais distantes”, destacou.

Hoffmann também enfatizou o impacto positivo na redução do absenteísmo. “Muitas vezes o paciente não consegue chegar ao local do atendimento por causa da distância. Mas, com o atendimento remoto, o médico chega até ele por meio da tecnologia”, disse.

As teleconsultas integram a rede de Atenção Especializada do SUS e seguem os protocolos definidos para a telessaúde. Os atendimentos ocorrem com suporte técnico e acompanhamento local, garantindo a confidencialidade das consultas e o cumprimento das diretrizes do sistema público.

O superintendente da Regional Metropolitana de Saúde, Alexsandro Vimercati, considerou a iniciativa um avanço na integração entre os entes federativos. “Cariacica abraçou essa causa para atender às necessidades do município”, afirmou.

Com o novo serviço em funcionamento, a expectativa é que haja redução da demanda reprimida por consultas com especialistas, principalmente na área de saúde mental. A ampliação para outras especialidades dependerá da evolução da oferta por parte do Estado e da capacidade de atendimento da rede municipal.

Até o momento, as teleconsultas em Cariacica ocorrem duas vezes por semana, com agendamento intermediado pela Semus. Os pacientes devem procurar as UBSs para iniciar o processo de encaminhamento e posterior regulação.

0
0
Atualizado: 08/04/2025 18:16

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.