geral

Morre o empresário Hercílio Alves da Silva Filho, fundador do Restaurante Pirão

14 mar 2025 - 12:00

Redação Em Dia ES

por Julieverson Figueredo

Share
Casagrande decretou luto oficial de três dias em sua homenagem. Enterro será realizado hoje, às 17h, no Cemitério Santo Antônio
Morre o empresário Hercílio Alves da Silva Filho, fundador do Restaurante Pirão. Foto: Reprodução

Hercílio Alves da Silva Filho, fundador do Restaurante Pirão, morreu nesta quinta-feira (13) em decorrência de complicações causadas por um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele estava internado desde o último final de semana em um hospital particular de Vitória, Espírito Santo. O governador do Estado, Renato Casagrande, decretou luto oficial de três dias em sua homenagem. O enterro será realizado hoje, às 17h, no Cemitério Santo Antônio.

Casagrande se manifestou sobre a morte do empresário em suas redes sociais. “Lamento profundamente a morte de Hercílio Alves da Silva Filho, o querido ‘Pirão’, fundador do Restaurante Pirão e ícone da gastronomia capixaba. Em sua memória, decretarei luto oficial de três dias no Espírito Santo. Meus sentimentos à família e amigos”, escreveu o governador.

Natural do Espírito Santo, Hercílio Alves da Silva Filho iniciou sua trajetória na gastronomia ainda criança, trabalhando no restaurante São Pedro, fundado em 1952 por seus pais, Hercílio e Almerinda, na Praia do Suá. Em 1982, abriu seu próprio restaurante no Triângulo das Bermudas, em Vitória, batizando o local com seu apelido de infância, Pirão. O estabelecimento manteve a tradição culinária de sua família, servindo moqueca com a receita ensinada por sua mãe.

Ao longo das décadas, o Restaurante Pirão se consolidou como um dos principais pontos gastronômicos do Espírito Santo, frequentado por artistas, celebridades e políticos. As paredes do salão exibem registros fotográficos de Pirão com visitantes famosos, além de charges, autógrafos, prêmios e reportagens que destacam o local como um reduto da moqueca capixaba.

Em 2021, o Restaurante Pirão foi vendido aos empresários Leonardo Freitas e Silvestre Tavares, sócios-proprietários do bistrô Wine Garden, na Praia do Canto, e integrantes do grupo Uaine, que também administra os restaurantes Aleixo, Cantina do Bacco, Ugo e Canto do Vinho. Apesar da mudança de gestão, o estabelecimento manteve sua proposta original e continua sendo referência na culinária capixaba.

0
0
Atualizado: 14/03/2025 12:47

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.