A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/ES) apreendeu drogas, armas e celulares, e prendeu 14 pessoas durante uma operação realizada na manhã desta quarta-feira (13), em Jacaraípe, na Serra. A operação, batizada de Dominó, visava desmantelar uma facção criminosa com atuação na região. A operação contou com o apoio de 40 policiais federais e militares que cumpriram mandados de prisão e busca.
Entre os itens apreendidos, um conjunto de frascos de loló com a inscrição “Que show da Xuxa é esse?” chamou a atenção dos agentes. O rótulo da droga fazia referência a um meme que viralizou nas redes sociais recentemente, com a frase retirada de uma entrevista dos anos 1980 em que uma criança, frustrada por não ter conseguido entrar no programa “Xou da Xuxa”, questiona indignada o porquê da restrição, mesmo tendo chegado ao local de madrugada. Além da frase, os frascos adesivados traziam uma foto da apresentadora Xuxa e da criança que se tornou personagem do meme.
A operação Dominó teve como alvo membros de uma facção criminosa liderada por um suspeito preso na semana passada em uma propriedade de luxo em Roda d’Água, Cariacica. Ele é apontado como responsável por comandar o tráfico de drogas e disputas territoriais em bairros da Serra. A Polícia Federal afirmou que os detidos nesta quarta-feira estão ligados ao mesmo líder, que já estava sob investigação.
Os policiais envolvidos cumpriram ao todo 14 mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão. A escolha do nome “Operação Dominó” faz referência ao efeito em cadeia do jogo de peças, simbolizando a expectativa de que as prisões enfraqueçam a estrutura hierárquica da facção na região.