O atual deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos) foi eleito neste domingo (6) para seu primeiro mandato como prefeito de Linhares. Scaramussa derrotou o atual prefeito Bruno Marianelli (Republicanos) e Mauro Rossoni (PL) no pleito municipal. Segundo o TSE, com 93,59% das urnas apuradas até às 18:29, Scaramussa obteve 52,85% dos votos válidos, um total de 42.331 votos. Marianelli recebeu 39,29% dos votos, somando 31.466 votos, enquanto Rossoni ficou com 7,86% do total, o que representa 6.296 votos.
Lucas Scaramussa, junto com seu vice, Franco Fiorot, assumirá a gestão do Executivo municipal de Linhares para o período de 2025 a 2028.
Com a eleição para a prefeitura de Linhares, Lucas Scaramussa deve renunciar ao cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) para assumir o novo mandato como prefeito. A vaga deixada por Scaramussa na Ales deve ser ocupada pelo suplente do partido Podemos, Anadelso Pereira, que recebeu 14.633 votos na eleição de 2022.
Quem é Lucas Scaramussa
Lucas Scaramussa, advogado e pós-graduado em Direito Penal e Direito Processual Penal, possui uma carreira consolidada tanto no direito quanto na gestão pública. Atuando em áreas como Direito Ambiental, Ações Civis Públicas e Criminais, Scaramussa também foi conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil e ocupou cargos de gestão importantes ao longo de sua trajetória.
Além de sua atuação como advogado, Lucas tem uma carreira acadêmica sólida. Foi professor universitário por mais de 15 anos, coordenador do curso de Direito e membro do Conselho de Pesquisa e Extensão da UNILINHARES. Ao longo dos anos, lecionou em diversas instituições, incluindo a Faculdade Pitágoras de Linhares e o Instituto Vale do Cricaré, em São Mateus, ministrando disciplinas ligadas ao direito ambiental e urbanístico, direito processual penal e criminologia.
Na área de gestão pública, Scaramussa ocupou posições estratégicas, como secretário municipal de Meio Ambiente de Linhares, onde liderou a pasta de 2009 a 2012 e de 2017 a 2018. Durante esses períodos, foi presidente da ANAMMA (Associação Nacional de Órgãos de Meio Ambiente) no Espírito Santo e do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Linhares. Também presidiu o Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas e foi secretário executivo do Mosaico Federal da Foz do Rio Doce.
Carreira política
A carreira política de Lucas Scaramussa começou em 2014, quando concorreu ao cargo de deputado federal pelo Espírito Santo, conquistando mais de 16 mil votos. Em 2018, ele voltou a disputar, desta vez, uma cadeira na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, onde alcançou quase 16 mil votos. A ascensão política de Scaramussa foi consolidada em 2022, quando foi eleito deputado estadual com 26.720 votos.
Durante seu mandato na Assembleia Legislativa, Scaramussa presidiu a Comissão de Agricultura e Pesca e foi membro da Comissão de Constituição e Justiça. Ele também participou como vice-presidente da Comissão Especial de Fiscalização da Infraestrutura das Rodovias BR 101, BR 262 e Rodosol, além de ser suplente nas comissões de Turismo e Cooperativismo.
Com uma trajetória marcada por sua atuação em causas ambientais e na gestão pública, Lucas Scaramussa agora se prepara para comandar a prefeitura de Linhares, uma das cidades mais importantes do norte capixaba.