geral

Conselho Estadual de Meio Ambiente aprova Licença Prévia para o Complexo Gás Químico

17 set 2013 - 08:01

Redação Em Dia ES

Share

Os representantes do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) deliberaram pela emissão da Licença Prévia (LP) para o Complexo Gás Químico – UFN IV, cujo projeto prevê sua instalação nos municípios de Linhares e Aracruz.

A decisão ocorreu na última quinta-feira (12), na sede do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), localizado em Cariacica. Dezessete conselheiros comparecerão à reunião. Após as análises das condicionantes, os membros do Conselho decidiram por unanimidade pela emissão da LP.

O Consema, instância superior do Sistema Estadual de Meio Ambiente, possui caráter paritário e tripartite e é composto por 24 membros. Ou seja, tanto o setor empreendedor quanto a sociedade civil organizada e os órgãos públicos possuem cada um oito representantes.

Cabe ressaltar que a LP indica apenas a viabilidade ambiental do empreendimento a ser instalado no local proposto, porém, não dá direito à realização de nenhum tipo de intervenção na área prevista pelo projeto. Somente após a emissão de uma segunda licença, a Licença de Instalação (LI), é que poderão ser iniciadas as obras.

Condicionantes

Para continuar o processo de licenciamento do projeto, a empresa deverá cumprir 70 exigências ambientais. Entre elas: apresentar um plano que impossibilite a construção de edifícios no entorno do UFN; criar um Programa de Tráfego e Mobilidade; criar proposta de Programa Emergencial para evitar ocupação desordenada. Esta última será desenvolvida em conjunto com os municípios da área de influência do empreendimento.

Há também condicionantes ambientais para a elaboração de um plano de ocupação da rede hoteleira da região, para o fortalecimento das associações de produtores de cacau e para que a mão de obra local seja qualificada e priorizada.

Além disso, o empreendedor deverá destinar R$ 46.297.431,55, como Compensação Ambiental, a Unidades de Conservação (UCs) da região e para a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e de novas unidades em municípios que participam do Programa de Desenvolvimento de Gestores Ambientais.

O documento contendo a deliberação do Consema, com todas as exigências ambientais, está previsto para ser publicado no início da próxima semana no Diário Oficial.

Redação Linhares Em Dia
Foto: ilustração

0
0
Atualizado: 17/09/2013 08:01

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.