O projeto, idealizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, acontece nas academias ao ar livre da Praça 22 de agosto, no Centro e do Bairro Shell.
As avaliações devem ser agendadas pelos professores responsáveis pelos alunos
O objetivo da ação é reunir dados importantes para prevenção de doenças relacionadas à obesidade e o sedentarismo. O aluno que for diagnosticado com problemas relacionados à saúde, será encaminhado ao posto de saúde do seu bairro e posteriormente encaminhado aos programas oferecidos Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (NAPS).
Além da avaliação física, os alunos dos projetos preencherão uma ficha (anaminese), com informações sobre o seu cotidiano como histórias de patologias crônicas, utilização de medicamentos, hábitos como tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas. Após as avaliações os alunos serão encaminhados para os treinamentos com o acompanhamento de um educador físico.
A coordenadora de Eventos e Atividades Física, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Ângela Gusmão, ressalta que ainda este mês a academia ao ar livre do bairro BNH também receberá um avaliador físico. A coordenadora também afirma que em breve o projeto será ampliado outras localidades do município. “O objetivo da avaliação física e das atividades é proporcionar uma vida mais saudável para as pessoas da melhor idade”, destacou Ângela.
Redação Portal Ouro Negro