Saúde

Teleconsulta é implementada em Sooretama com início dos atendimentos em Neuropediatria

23 abr 2025 - 15:35

Redação Em Dia ES

Share
O serviço segue o fluxo habitual do Sistema Único de Saúde (SUS)
O novo modelo de atendimento já tem mostrado resultados positivos. Foto: Divulgação/Ascom

O município de Sooretama, Norte do Espírito Santo, integrante da Região Central de Saúde, passou a contar, nessa terça-feira (22), com o serviço de teleconsulta ofertado pela Secretaria da Saúde (Sesa). A primeira especialidade disponibilizada foi a de Neuropediatria, ampliando o acesso da população aos cuidados especializados com mais agilidade e comodidade.

A implementação do serviço representa um avanço importante para os municípios do interior do Estado, como destaca o prefeito de Sooretama, Fernando Camiletti.

“Somos um dos menores municípios do Espírito Santo e enfrentávamos muitas dificuldades para conseguir consultas com especialistas. Quando conseguíamos, as famílias precisavam se deslocar até a Capital. Por isso, estamos muito otimistas e felizes com o início desse serviço. Agradeço ao nosso governador, Renato Casagrande, pela sensibilidade e pelo cuidado com a população de todo o Estado, ao vice-governador, Ricardo Ferraço, sempre empenhado em fazer o melhor, e ao secretário da Saúde, Tyago Hoffmann, que tem se dedicado para ampliar e qualificar os serviços de saúde”, ressaltou o prefeito Fernando Camiletti.

A superintendente da Região Central de Saúde, Kamila Roldi, também celebrou o início do serviço.

“Esse é um passo importante para garantir o acesso à saúde especializada com mais comodidade e agilidade. A teleconsulta reduz distâncias e melhora a resolutividade da Atenção Primária, permitindo que mais pessoas recebam o cuidado necessário, com qualidade e no tempo certo”, frisou.

O novo modelo de atendimento já tem mostrado resultados positivos na percepção dos usuários. Michelli de Paula, mãe de Daniel de Souza, de 9 anos, ficou satisfeita com a experiência.

“Me surpreendi. Achei que, por ser on-line, não funcionaria tão bem, mas foi excelente. A consulta foi muito boa, a médica explicou tudo direitinho e saí com todos os encaminhamentos necessários. Estão todos de parabéns!”, disse.

Já Luana Cruz, mãe do pequeno Murilo Batista, que aguardava uma consulta com neurologista pediátrico há cerca de um ano e meio, também avaliou positivamente o atendimento.

“Gostei muito. Tirei todas as minhas dúvidas, fui muito bem atendida. Agora é só aguardar o retorno e continuar o acompanhamento”, comentou.

Como funciona a teleconsulta
O serviço segue o fluxo habitual do Sistema Único de Saúde (SUS). As unidades básicas de saúde solicitam a consulta especializada, que é agendada pela Regulação Estadual. No dia marcado, o paciente comparece à sala de teleconsulta, equipada com computador, câmera e conexão segura, onde realiza a consulta por vídeo, com o acompanhamento de um profissional de saúde local.

0
0
Atualizado: 23/04/2025 15:53

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.