Saúde

Setor de saúde no ES cresce acima da média e cria mais de 200 vagas formais em fevereiro

12 maio 2025 - 15:15

Redação Em Dia ES

Share
Atendimento hospitalar e atenção ambulatorial puxam alta; jovens e mulheres são maioria entre os contratados
Setor de saúde gera mais de 60 mil empregos formais no ES e lidera crescimento entre os serviços. Foto: Getty Images

O setor de saúde no Espírito Santo encerrou o mês de fevereiro com 60.014 empregos formais, um aumento de 6,3% em relação ao mesmo período de 2024, quando registrava 56.427 postos. O crescimento foi superior ao desempenho geral dos serviços, que teve alta de 4% no mesmo intervalo.

No mês, foram criadas 205 novas vagas na área da saúde, o que contribuiu para o saldo de 4.234 empregos gerados no setor de serviços como um todo. As atividades de atendimento hospitalar e atenção ambulatorial, realizadas por médicos e dentistas, concentraram os principais saldos: 169 e 67 vagas, respectivamente. Essas são também as áreas que mais empregam dentro do segmento.

As informações são do Connect Fecomércio-ES, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Municípios com maior saldo
Guarapari, Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim se destacaram na criação de novos postos formais na saúde, com 46, 34 e 28 vagas, respectivamente. A maioria das contratações ocorreu em estabelecimentos hospitalares, o que evidencia a concentração de oportunidades em unidades de maior porte e com estrutura consolidada.

Perfil dos trabalhadores
Do total de novos postos, 117 foram ocupados por mulheres e 88 por homens. Segundo o Connect Fecomércio-ES, o setor de saúde continua sendo predominantemente feminino. “Apesar de o setor de saúde continuar sendo majoritariamente feminino, esse resultado não reflete, de forma geral, o mercado de trabalho no Espírito Santo, que apresenta predominância masculina, com 55,81% dos postos ocupados por homens. Esses dados destacam a relevância da saúde como uma área de maior inclusão feminina no mercado formal”, afirmou André Spalenza, coordenador de pesquisa do Observatório do Comércio.

A maioria dos contratados tem ensino médio completo, com um saldo de 190 novas vagas. De acordo com Spalenza, isso está relacionado à procura por funções administrativas, operacionais e de apoio nos estabelecimentos de saúde, como recepcionistas, auxiliares administrativos, técnicos de enfermagem e profissionais de serviços gerais.

Jovens no mercado
A faixa etária entre 18 e 24 anos liderou as contratações, com 175 novas admissões, das quais 22 ocorreram por meio de programas de aprendizagem. “O programa de aprendizagem oferece uma combinação de experiência prática e formação teórica, preparando esses profissionais para uma futura atuação mais qualificada no setor, uma oportunidade de trabalhar em um ambiente profissional enquanto estudam, visando o desenvolvimento de habilidades”, comentou Spalenza.

0
0
Atualizado: 12/05/2025 17:05

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.