Saúde

Pet Terapia: Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves recebe visitantes ilustres

23 abr 2025 - 17:30

Redação Em Dia ES

Share
A participação dos pets já faz parte da programação mensal do hospital
Os cães passam por um processo criterioso de cuidados para que possam acessar as dependências do hospital. Foto: Ascom Sesa

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, recebeu nesta quarta-feira (23), mais uma edição do projeto ‘Pet Terapia’. A iniciativa tem como objetivo proporcionar conforto, alegria e bem-estar aos pacientes, por meio da interação com cães treinados.

“A interação com animais tem se mostrado eficaz na melhoria da saúde mental e emocional dos pacientes. A presença de cães, por exemplo, contribui para a redução do estresse e da ansiedade, além de oferecer uma sensação de companhia e afeto, aspectos essenciais durante o processo de recuperação”, afirmou a gerente do setor de Acolhimento ao Cliente, Fabiana Colares.

A coordenadora da Equipe Multidisciplinar, Nívia Pereira, lembra que, desde o início do projeto, os cães passam por um processo criterioso de cuidados para que possam acessar as dependências do hospital e ter contato direto com os pacientes.

A participação dos pets já faz parte da programação mensal do hospital e, por isso, eles ganharam até crachás personalizados, integrando-os simbolicamente ao quadro de ‘funcionários’ comprometidos com o bem-estar e acolhimento dos pacientes.

Na última visita dos Cães Terapeutas, que aconteceu em março, uma paciente que vinha enfrentando dificuldades para dormir experimentou uma noite de sono reparador. A equipe assistencial observou que a distração, o olhar humanizado e a alegria proporcionadas pela presença dos animais tiveram um impacto positivo no bem-estar, segurança e senso de pertencimento, evidenciando os benefícios da terapia assistida por animais no ambiente hospitalar.

“Ela estava com dificuldade de ajustamento ao processo de internação, o que refletia em insônia, por exemplo. Não conseguia dormir, ficava bem agitada e, depois da visita dos bichinhos, ela dormiu a noite toda. Amanheceu cheia de energia. Evidenciando o impacto positivo do contato”, contou Nivia Pereira.

0
0
Atualizado: 23/04/2025 17:39

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.