Saúde

Linhares terá Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite neste sábado (8)

07 jun 2024 - 10:05

Redação Em Dia ES

Share
Objetivo é ampliar a cobertura e impedir o retorno da paralisia infantil em território nacional
Neste mesmo dia estarão disponíveis as vacinas contra a gripe e da dengue. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Prefeitura de Linhares, norte do Espírito Santo, por meio da secretaria municipal de Saúde, está mobilizada para a realização neste sábado (8) do Dia D de vacinação contra a pólio para crianças de 1 a 4 anos.

Na oportunidade, os 35 postos de saúde do município, dos bairros e do interior, estarão extraordinariamente abertos das 8 às 16 horas para a imunização contra a paralisia infantil.

Neste mesmo dia estarão disponíveis as vacinas contra a gripe (aberta para a população em geral, de crianças a idosos) e da dengue que vacina pessoas entre 10 e 14 anos.

Contra a paralisia infantil a meta da secretaria de Saúde de Linhares é vacinar 9.815 crianças atingindo a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde. Até o momento foram vacinadas 564 crianças.

Contra a gripe a meta é atingir 36.609 pessoas vacinadas (até o momento 15.034 foram imunizadas) o que corresponde a 41,07% e contra a dengue o público alvo são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e até o momento 3.015 foram imunizadas.

“A importância dessa campanha é fazer o resgate dessas crianças não vacinadas para ampliar a cobertura vacinal e para que a poliomielite, a paralisia infantil, que é uma doença grave, não retorne para o nosso território. A vacinação é a única forma de prevenção”, defende a diretora de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, Jackelene Ramos.

Ela destaca que a iniciativa de abrir as unidades para vacinar contra a gripe e a dengue é também ampliar a cobertura vacinal destes públicos-alvo para que a população esteja protegida e evite o agravamento de doenças.

O país não registra casos de poliomielite desde 1989. Em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Porém, em 2023, o Brasil foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC). Linhares recebeu 9.500 doses até o momento.

Jackelene finaliza com um chamado: “Pais e responsáveis, não percam tempo. Peguem suas crianças, o cartão de vacinação, documento de identidade, procurem uma unidade básica de saúde e levem suas crianças para se vacinarem. Lembrando que essa é a última campanha de vacinação da gotinha. A partir do segundo semestre, os reforços serão injetáveis”.

0
0

Atualizado 07 jun 2024 - 10:10

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.