De acordo com a diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti, as ISTs estão entre os problemas de saúde pública mais comuns no Brasil e no mundo
O Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (NAPS) – órgão vinculado à Secretaria de Saúde – promove nesta sexta-feira (2) uma ação educativa, alusiva à campanha “Julho Amarelo”, que visa combater e prevenir as hepatites virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Das 8 às 12 horas, em frente ao Mercado Municipal, no Centro, o ônibus da saúde estará estacionado e quem passar pelo local poderá realizar testes rápidos para a detecção de ISTs (HIV, Sífilis, Hepatites B e C); aferir pressão arterial, além de verificar a glicemia capilar.
Na ocasião também haverá distribuição de insumos (preservativos masculino, feminino e gel lubrificante), distribuição de kits e panfletos educativos, e orientação sobre a temática.
De acordo com a diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti, as ISTs estão entre os problemas de saúde pública mais comuns no Brasil e no mundo. “O mês de julho foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção às hepatites virais, que também são classificadas como infecções sexualmente transmissíveis. As ISTs aumentam em até 18 vezes a chance de infecção pelo HIV/AIDS, por exemplo”, destaca.
Sobre as hepatites
São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando esses aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Para evitar a transmissão da hepatite B e C, a orientação é o uso de preservativos em todas as relações sexuais; exigência de materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercings; não compartilhamento de instrumentos de manicura e pedicura; não compartilhamento de lâminas de barbear ou depilar de outras pessoas; não compartilhamento de agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas.
Diante deste cenário, o acesso ao teste rápido constitui-se no primeiro passo para o diagnóstico precoce da doença e sua prevenção, pois possibilita interromper a cadeia de transmissão.
SERVIÇO
Ação alusiva à campanha “Julho Amarelo”
Data: 2 de julho (sexta-feira)
Horário: das 8 às 12 horas
Local: Mercado Municipal, no Centro