Saúde

ES não tem confirmação de intoxicação por metanol, mas monitora três casos suspeitos

06 out 2025 - 15:05

Redação Em Dia ES por Julieverson Figueredo

Share
Apesar de não haver confirmação da doença no estado, pacientes que ingeriram bebida alcoólica estão em observação por 24 horas, seguindo protocolo do Ministério da Saúde
Saúde monitora três moradores da Serra por suspeita de intoxicação por metanol. Foto: Pixelshot

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou, nesta segunda-feira (06), que não há casos confirmados de intoxicação por metanol no estado. Atualmente, três moradores do município da Serra estão sendo monitorados como casos suspeitos após ingerirem bebida alcoólica, enquanto outras quatro notificações já foram descartadas.

No total, sete casos suspeitos de intoxicação foram notificados nos municípios de Guaçuí, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. Deste número, quatro foram descartados e três seguem em monitoramento.

Inicialmente, a Sesa havia informado que os pacientes em observação eram de Viana e Vitória. Contudo, uma errata divulgada pela secretaria corrigiu a informação, esclarecendo que os três casos em monitoramento são de residentes da Serra. As notificações referentes a eles ocorreram na madrugada desta segunda-feira.

Protocolo de monitoramento
A Sesa explica que a notificação de um caso como suspeito é realizada assim que o paciente dá entrada em um serviço de saúde, seja ele público ou privado, com sintomas que possam indicar o problema.

Os três pacientes da Serra que estão sob observação apresentaram resultado negativo nos exames clínicos. Mesmo assim, um protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde determina que eles devem permanecer em observação por 24 horas no serviço de saúde onde foram atendidos. Este procedimento é padrão para situações em que houve ingestão de bebida alcoólica seguida de sintomas compatíveis com intoxicação.

Orientações à população
A Secretaria da Saúde orienta que qualquer pessoa que apresente sintomas como tontura, náusea, vômitos, visão embaçada ou dificuldade de respirar após a ingestão de bebidas alcoólicas deve procurar imediatamente um serviço de saúde de urgência, como um Pronto-Atendimento (PA) ou uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, a população pode contatar o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Espírito Santo (CIATox-ES). O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e a ligação é gratuita pelo número 0800 283 9904. Informações adicionais e notas técnicas da Sesa estão disponíveis no site oficial da secretaria.

0
0
Atualizado: 06/10/2025 15:06

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.