política

Trump volta a dizer que teve “conversa muito boa” com Lula

14 out 2025 - 17:18

Redação Em Dia ES com CNN Brasil

Share
Líderes tiveram ligação no início do mês, na qual abordaram o tarifaço e relação entre Brasil e Estados Unidos
Foto - Lula: Christophe Gateau/picture alliance via Getty Images - Trump: Alex Brandon/AP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a dizer nesta terça-feira (14) que teve uma “conversa muito boa” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os dois líderes fizeram uma ligação em 6 de outubro. Naquele dia, o americano já havia afirmado que gostou da chamada e pontuou que eles se encontrariam pessoalmente.

A breve declaração nesta terça aconteceu durante reunião com Javier Milei, presidente da Argentina, na Casa Branca.

Logo após falar de Lula, Trump relembrou que encontrou o petista na Assembleia Geral da ONU, quando trocavam de lugar para discursar. Ele então voltou a reclamar do mau funcionamento do teleprompter na ocasião e não abordou mais o Brasil.

Críticas contra o Brics
Em outra resposta durante a reunião desta terça, Donald Trump também criticou o Brics, após ser perguntado sobre o dólar.

“Eu disse: ‘quem quiser estar no Brics, tudo bem, mas vamos colocar tarifas sobre sua nação’. Todo mundo saiu. Estão todos saindo do Brics”, comentou.

“O Brics foi um ataque ao dólar. E eu disse: ‘Quer jogar esse jogo? Vou impor tarifas sobre todos os seus produtos que chegam aos EUA’. Eles disseram: ‘Como eu disse, estamos saindo do Brics’. E o Brics é tipo… eles nem falam mais sobre isso”, adicionou.

O presidente Lula chegou a defender a desdolarização do comércio global, afirmando que esse é um “caminho sem volta”.

0
0
Atualizado: 14/10/2025 17:21

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.