O secretário municipal de Saúde de Linhares, Phablo Gabriel Dobrovolsky da Silva, foi exonerado do cargo após seis meses de gestão. A mudança foi comunicada inicialmente na Câmara Municipal e, posteriormente, detalhada em nota oficial pela Prefeitura de Linhares na noite desta segunda-feira (16).
Segundo Roninho, o prefeito Lucas Scaramussa informou, pouco antes do início da sessão, que Phablo solicitou a exoneração após receber um convite para atuar no setor privado. “Hoje nós teríamos o uso da Tribuna pelo secretário de Saúde, o Phablo, a quem nós fizemos um convite aqui na última sessão. E, vindo para cá, eu recebi uma ligação do prefeito Lucas Scaramussa, que informou que o secretário Phablo, numa conversa hoje à noite, recebeu um convite para assumir um setor privado, motivo pelo qual ele pediu exoneração do cargo”, declarou o presidente da Câmara.
Ainda de acordo com Roninho Passos, o prefeito deve anunciar oficialmente o nome do novo secretário ou secretária de Saúde até a manhã desta terça-feira (17). “O Lucas também pediu para dizer a vocês, senhores vereadores e vereadoras, que, assim que fizer o anúncio, ele marcará uma data com todos vocês para fazer a apresentação oficial de quem será o novo secretário ou secretária. E também para que possamos conversar juntos sobre os desafios de quem assumirá a pasta”, completou.
A justificativa foi confirmada pela Prefeitura em nota enviada à imprensa. “A Prefeitura de Linhares informa que Phablo Gabriel Dobrovolsky pediu exoneração da secretaria municipal de Saúde após receber um convite para atuar na iniciativa privada. O pedido de exoneração foi aceito pelo prefeito Lucas Scaramussa que agradeceu o empenho e a dedicação de Phablo durante o tempo em que ele esteve à frente da pasta”, afirma o comunicado.
Novo nome para o cargo
A prefeitura também oficializou o substituto para o cargo. Ao contrário da especulação inicial de que a diretora Maraiza Bom, atual diretora do Departamento de Estratégia de Saúde da Família de Linhares, assumiria, o Executivo anunciou que o atual Diretor do Hospital Geral de Linhares (HGL), Alexandre Marim, assume interinamente a Secretaria de Saúde. Ainda segundo a nota, a transição já foi iniciada. “O prefeito Lucas e o secretário interino ja estiveram reunidos na noite de hoje com a equipe de diretores que atuam na rede municipal de saúde que receberam o novo secretário com muita alegria e energia”, conclui o comunicado da administração municipal.
Gestão sob críticas
A saída de Phablo ocorre em meio a um período de desgaste na gestão da saúde municipal. Nos últimos meses, a pasta enfrentou diversas críticas, principalmente relacionadas ao atendimento na UPA Infantil de Linhares. Problemas como demora no atendimento e reclamações de usuários foram tema de reportagens publicadas pelo Em Dia ES.
VEJA TAMBÉM:
Crise na UPA Infantil de Linhares: Pais denunciam piora no atendimento, e médicos relatam abusos e perseguiçõesPais denunciam caos na UPA Infantil de Linhares durante feriado prolongado