política

Secretário de Saúde de Linhares é exonerado após seis meses no cargo

16 jun 2025 - 19:35

Redação Em Dia ES por Julieverson Figueredo

Share
Anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, Roninho Passos, que informou que Phablo Dobrovolsky recebeu convite do setor privado. Bastidores indicam desgaste na gestão da pasta
Secretário de Saúde de Linhares é exonerado após seis meses no cargo. Foto: Reprodução

O secretário municipal de Saúde de Linhares, Phablo Gabriel Dobrovolsky da Silva, foi exonerado do cargo após seis meses de gestão. A mudança foi comunicada inicialmente na Câmara Municipal e, posteriormente, detalhada em nota oficial pela Prefeitura de Linhares na noite desta segunda-feira (16).

Segundo Roninho, o prefeito Lucas Scaramussa informou, pouco antes do início da sessão, que Phablo solicitou a exoneração após receber um convite para atuar no setor privado. “Hoje nós teríamos o uso da Tribuna pelo secretário de Saúde, o Phablo, a quem nós fizemos um convite aqui na última sessão. E, vindo para cá, eu recebi uma ligação do prefeito Lucas Scaramussa, que informou que o secretário Phablo, numa conversa hoje à noite, recebeu um convite para assumir um setor privado, motivo pelo qual ele pediu exoneração do cargo”, declarou o presidente da Câmara.

Ainda de acordo com Roninho Passos, o prefeito deve anunciar oficialmente o nome do novo secretário ou secretária de Saúde até a manhã desta terça-feira (17). “O Lucas também pediu para dizer a vocês, senhores vereadores e vereadoras, que, assim que fizer o anúncio, ele marcará uma data com todos vocês para fazer a apresentação oficial de quem será o novo secretário ou secretária. E também para que possamos conversar juntos sobre os desafios de quem assumirá a pasta”, completou.

A justificativa foi confirmada pela Prefeitura em nota enviada à imprensa. “A Prefeitura de Linhares informa que Phablo Gabriel Dobrovolsky pediu exoneração da secretaria municipal de Saúde após receber um convite para atuar na iniciativa privada. O pedido de exoneração foi aceito pelo prefeito Lucas Scaramussa que agradeceu o empenho e a dedicação de Phablo durante o tempo em que ele esteve à frente da pasta”, afirma o comunicado.

Novo nome para o cargo
A prefeitura também oficializou o substituto para o cargo. Ao contrário da especulação inicial de que a diretora Maraiza Bom, atual diretora do Departamento de Estratégia de Saúde da Família de Linhares, assumiria, o Executivo anunciou que o atual Diretor do Hospital Geral de Linhares (HGL), Alexandre Marim, assume interinamente a Secretaria de Saúde. Ainda segundo a nota, a transição já foi iniciada. “O prefeito Lucas e o secretário interino ja estiveram reunidos na noite de hoje com a equipe de diretores que atuam na rede municipal de saúde que receberam o novo secretário com muita alegria e energia”, conclui o comunicado da administração municipal.

Gestão sob críticas
A saída de Phablo ocorre em meio a um período de desgaste na gestão da saúde municipal. Nos últimos meses, a pasta enfrentou diversas críticas, principalmente relacionadas ao atendimento na UPA Infantil de Linhares. Problemas como demora no atendimento e reclamações de usuários foram tema de reportagens publicadas pelo Em Dia ES.


VEJA TAMBÉM:
Crise na UPA Infantil de Linhares: Pais denunciam piora no atendimento, e médicos relatam abusos e perseguições

Pais denunciam caos na UPA Infantil de Linhares durante feriado prolongado

3
0
Atualizado: 17/06/2025 21:53

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.