Mais dois nomes que comporão a equipe de secretários do prefeito eleito de Linhares, Lucas Scaramussa (Podemos), foram anunciados nesta segunda-feira (2). Franco Fiorot (União) e Eduardo Ferreira Costa Negro ocuparão, respectivamente, as pastas de Desenvolvimento Econômico e de Segurança Pública e Defesa Social, a partir de 1º de janeiro de 2025. Com os anúncios, somam-se três confirmações para o secretariado, já que, em 14 de novembro, a professora Rosinéia Bergamaschi havia sido escolhida para comandar a Educação.
Desenvolvimento Econômico
O vice-prefeito eleito, Franco Fiorot (União Brasil), assumirá a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, acumulando a função com sua atuação na equipe de transição. Com ampla experiência em gestão pública, Franco já ocupou a Secretaria de Agricultura de Linhares por quase seis anos e foi diretor-presidente do Incaper. Ele promete um olhar ampliado para o desenvolvimento econômico do município.
“Queremos tratar o desenvolvimento econômico da cidade sob uma ótica além da atração de investimentos, integrando os setores econômicos da indústria, comércio, agricultura e turismo. Vamos priorizar também a formação profissional e questões de mobilidade urbana, articulando isso com políticas públicas em saúde e segurança”, afirmou Fiorot.
Natural de Linhares, Franco Fiorot é graduado em Comunicação Social e especialista em Gestão do Agronegócio pelo IBMEC. Durante sua trajetória, foi diretor executivo da BRAPEX e presidiu o Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do Espírito Santo (FOSEMAG).
Educação
Rosinéia Bergamaschi, professora efetiva e diretora na Rede Municipal de Ensino, assumirá a Secretaria de Educação. Com especializações em Gestão Escolar e docência, além de mestrado em andamento em Ciências da Educação, Rosinéia foi escolhida por sua expertise e ligação com o setor.
“É uma honra. Contem conosco para fazer uma gestão humanizada, ética e transparente, que entregue educação de qualidade aos nossos estudantes”, afirmou Rosinéia. Ela também assegurou que a equipe de transição já protocolou o pedido de renovação dos contratos de professores para 2025.
O prefeito eleito destacou o perfil técnico da futura secretária. “Ela é servidora de carreira, diretora escolar e especialista em gestão. Certamente será um dos pilares do nosso governo”, disse Scaramussa.
Segurança Pública
Na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, o escolhido é Eduardo Ferreira Costa Negro, atual chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Linhares. Com mais de 20 anos de atuação na PRF e especializações em Direito Processual Penal e Ciências Policiais, Eduardo assumirá o desafio de reforçar a segurança do município.
“Vamos trabalhar com investimento na capacitação e no equipamento de servidores, integrando as ações da secretaria com outras áreas, como Assistência Social e Saúde. Focaremos na coleta e análise de informações estratégicas para antecipar ações criminosas”, afirmou o futuro secretário.
Atual chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Linhares e Superintendente Substituto da PRF, Eduardo Ferreira Costa Negro é natural de Volta Redonda, no Rio de Janeiro.
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo, com especialização em Direito Processual Penal pela FDV e em Ciências Policiais pelo Ifes, Eduardo faz parte dos quadros da PRF há mais de 20 anos e está na delegacia de Linhares desde 2013. Também é membro do Consel (Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares).