Profissionais que atuam como agentes comunitários de saúde e de combate a endemias irão contar com uma ajuda importante no trabalho diário. O programa “Eu Vou de Bicicleta”, vai destinar R$ 6 milhões em emendas parlamentares para beneficiar os agentes em todo o Espírito Santo.
Lançado pelo deputado federal capixaba, Gilson Daniel (Podemos), o programa vai garantir a entrega de bicicletas elétricas, equipamentos de proteção individual (EPIs) e materiais de trabalho para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.
Segundo o deputado, a ideia é dar mais segurança, agilidade e condições dignas para que os profissionais possam atender melhor as famílias em cada município capixaba.
Leia + EmDiaES
“Esse é um compromisso de coração com aqueles que cuidam da saúde da nossa população. Os agentes precisam de respeito, valorização e condições reais de trabalho. Esse programa é um marco e vamos juntos transformar a realidade desses profissionais no Espírito Santo”, afirmou o deputado Gilson Daniel.
Ele participou do lançamento do programa durante evento, realizado na Câmara de Viana e que reuniu mais de 500 profissionais da linha de frente do SUS.
Leia + EmDiaES
Como participar do programa?
O cadastro já está aberto e pode ser feito pelo site oficial do deputado: www.gilsondaniel.com.br. Além do anúncio do programa, Gilson Daniel também destacou outras pautas que tem defendido em Brasília para a categoria:
• PEC 14/2021, que cria um sistema de valorização específico para agentes de saúde, incluindo aposentadoria especial, ingresso por concurso público e regularização dos vínculos;
• PL 4550/2025, que institui o Botão do Pânico em todas as unidades de saúde do Brasil, inspirado no caso de uma médica coagida dentro de uma UPA em Guarapari. O projeto prevê notificação imediata às autoridades, suporte psicológico e jurídico, além de reforço na segurança dos postos.