Nesta quinta-feira (21), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entregam 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOM) durante uma cerimônia em Sorocaba, São Paulo.
Com um investimento de R$ 152 milhões do Novo PAC Saúde, os novos veículos beneficiarão 1,4 milhão de pessoas em 400 municípios de todos os estados do país. A entrega marca a retomada, após 10 anos, de uma ação estratégica do programa Brasil Sorridente, que visa garantir o acesso à saúde bucal em regiões rurais, remotas e de difícil acesso.
No Espírito Santo, com um investimento de R$ 1,89 milhão, cinco municípios capixabas receberão as unidades móveis: Aracruz, Colatina, Linhares, Ponto Belo e Viana. A seleção desses municípios foi baseada em critérios de vulnerabilidade socioeconômica, extensão territorial e proporcionalidade regional, buscando evitar a concentração de recursos e ampliar a cobertura de saúde bucal pelo SUS onde mais se precisa.
Como funcionam as Unidades Odontológicas Móveis
A Unidade Odontológica Móvel é o componente móvel do Brasil Sorridente e uma extensão da Unidade Básica de Saúde, oferecendo tanto procedimentos da atenção primária quanto, em alguns casos, ações especializadas como tratamento endodôntico e próteses dentárias.
Quando necessário, os pacientes atendidos nas UOM podem ser encaminhados para serviços especializados, como os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e os Serviços de Especialidades em Saúde Bucal (Sesb), que estão localizados no interior do país, com foco em municípios de até 20 mil habitantes.
Cada UOM é equipada com uma cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, entre outros equipamentos essenciais. A frota será renovada a cada cinco anos para garantir a continuidade e eficiência dos serviços. Os veículos são utilizados pelas Equipes de Saúde Bucal (eSB), compostas por um cirurgião-dentista e um auxiliar ou técnico em saúde bucal.


















