Na manhã desta segunda-feira (9), no bairro Campo Grande, em Cariacica, a Alfândega da Receita Federal do Porto de Vitória está realizando uma operação em conjunto com a Anatel de repressão em uma loja do município.
A ‘Operação Apate’. Já estão sendo retidos vários produtos, entre eles brinquedos e eletrônicos, com fortes indícios de falsificação.
A comercialização deste tipo de mercadoria traz uma série de riscos para o consumidor, como a utilização de tinta contaminada ou produtos de baixa qualidade com peças pequenas que podem ser engolidas por crianças.
Além dos danos à saúde, a comercialização de produtos contrafeitos viola os direitos autorais, causa prejuízo na arrecadação de impostos, aumento nos índices de desemprego, desencadeia a prática de concorrência desleal e alimenta o crime organizado.
As mercadorias retidas ficarão sob a guarda da Receita Federal até a conclusão do processo. Produtos contrafeitos estão sujeitos à pena de perdimento e devem ser destruídos por colocarem em risco a saúde da população.
“Até o momento já foram retidos mais de 20 sacos grandes de ráfia e 5 caixas, mas há ainda muito mais mercadorias para serem retidas”, informou a Alfândega em nota.