A Polícia Federal realiza operação nesta quarta-feira (21) para desarticular uma quadrilha especializada em contrabando de cigarros para o Espírito Santo. Mais de 50 policiais federais cumprem 12 (doze) mandados de busca e apreensão em residências e empresas associadas ao grupo criminoso, como distribuidora de bebidas, comércio de alimentos e de veículos, nos municípios de Vila Velha, Cariacica, Viana, Guarapari e Colatina.
Denominada KAPNÓS, a operação começou em setembro de 2021 a partir da prisão em flagrante de motoristas transportando farta quantidade de cigarros contrabandeados em caminhões, em Guarapari. A polícia descobriu a conexão do grupo criminoso investigado com o comércio de cigarros de origem ilícita, sendo essa a principal atividade econômica dos envolvidos.
Além dos mandados de busca e apreensão, a justiça também fez o sequestro de bens e o bloqueio de valores na ordem de R$ 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais) que estavam registrados em nome de investigados.
As buscas ainda estão em andamento e 3 (três) pessoas foram presas, até o momento, por posse de armas de fogo não registradas e contrabando de cigarros contrabandeados. Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, contrabando de cigarros e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 18 anos de reclusão.
Veja vídeo: