A Polícia Civil e técnicos da EDP, concessionária de energia elétrica do Espírito Santo, flagraram o crime de furto de energia em duas propriedades rurais de São Mateus, norte do Estado. No primeiro local, os peritos encontraram um transformador ligado direto à rede.
O equipamento levava energia a um viveiro de mudas, uma mercearia e uma casa, de propriedade de dois irmãos. Como a ligação era direta, não havia o registro do consumo feito pelo medidor. A ligação irregular foi desfeita e o local deixado desligado.
O dono da propriedade e a irmã dele foram levados para a delegacia de polícia para prestar depoimento. Eles foram autuados em flagrante pelo crime de furto de energia, com pena de reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Após pagarem fiança de R$ cada um, eles foram liberados para responder ao inquérito em liberdade.
No segundo endereço, também no interior de São Mateus, a equipe encontrou uma instalação que fornecia energia elétrica irregularmente a uma bomba de irrigação e uma residência. O medidor foi trocado e a instalação regularizada.
O dono do imóvel não estava no local. Será instaurado Inquérito Policial por Portaria para apurar o crime de furto de energia. Conforme prevê a legislação, toda a energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo serão cobrados dos dois proprietários.