A Polícia Civil e Ministério Público do Espírito Santo cumprem nesta quarta-feira (26) 47 mandados de busca e apreensão no Estado e em outras quatro unidades da federação. O objetivo é desarticular uma ação criminosa de furto de petróleo de dutos da Transpetro.
Um dos mandados foi cumprido em João Neiva, no norte capixaba. A ação, que também acontece no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, visa identificar empresas receptadoras que adquiriram o produto desviado clandestinamente.
Em 2019 a polícia deu início à investigação após denúncias e informações de que três caminhões estavam circulando com óleo bruto furtado no bairro Beira da Lagoa, em Quissamã, no Norte do Rio de Janeiro. De acordo com informações divulgadas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, na época, policiais militares foram ao local e localizaram duas carretas com o produto.
Os motoristas, segundo a polícia, confessaram o crime e informaram onde estaria o terceiro caminhão. Na ocasião, 11 pessoas foram presas. De acordo com os agentes, os caminhões apreendidos armazenavam cerca de 100 mil litros de óleo bruto.
Três pessoas eram apontadas como líderes, sendo que uma cuidava da organização dos motoristas e batedores. Outra tratava a logística da derivação clandestina e extração. Já uma terceira liderança ficava com a parte financeira e organizacional.
A quadrilha contava com um especialista que auxiliava os soldadores na instalação da mangueira no duto. Já aliciadores buscavam profissionais que trabalhavam, principalmente, em plataformas de petróleo. Segundo a polícia, outros profissionais também atuavam no esquema.