polícia

Boicote a empresários simpatizantes da esquerda vira caso de polícia em Linhares

03 nov 2022 - 17:18

Redação Em Dia ES

Share
Um comerciante alega ter sido ameaçado por um cliente
Boicote a empresários simpatizantes da esquerda vira caso de polícia em Linhares. Foto Polícia Civil ES

O resultado das eleições em segundo turno ainda repercute em Linhares no Norte do Espírito Santo, chegando a virar caso de polícia.

Está em andamento uma investigação que apura a divulgação, através de aplicativos de redes sociais, de uma lista com nomes de comerciantes, médicos, prestadores de serviços e empresários que seriam boicotados por serem simpatizantes de partidos de esquerda. As publicações, contendo mensagens em texto e áudio, tem causado constrangimento às pessoas que figuram na lista.

O caso aconteceu após a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) para o presidente eleito Lula (PT). Outras cidades registraram atividades parecidas, de boicote ideológico, como Vitória, Barra de São Franscisco e Venda Nova do Imigrante, por exemplo.

A delegacia regional de Linhares informou que, a depender do caso concreto, tal divulgação pode configurar crime contra a honra ou ameaça, já que um comerciante que teve o nome divulgado, teria sido ameaçado por um cliente.

“As publicações, que inclusive têm áudios, estão circulando pela cidade de Linhares e causando grande constrangimento para os que estão na lista. A depender do caso concreto, a situação pode ser configurada como crime contra a honra ou ameaça. Chegou ao conhecimento da Polícia Civil que um comerciante que teve seu nome inserido na tal lista, foi ameaçado por um cliente. Existe a possibilidade ainda de se enquadrar em crime contra as relações de consumo. A lista configura crime, com pena de detenção”, comentou Lucindo.

No caso, o crime contra as relações de consumo poderia causar detenção entre 2 a 5 anos de prisão ou multa. Em ameças, a pena vai de 1 a 6 meses de detenção ou multa. Já o crime contra a honra, a detenção de seis meses a dois anos e multa.

0
0
Atualizado: 03/11/2022 21:59

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.