A renúncia de Dom Dario Campos, OFM, ao cargo de arcebispo da Arquidiocese de Vitória foi aceita pelo Papa Francisco nesta segunda-feira (30). Nomeado para sucedê-lo, Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, que atuava como bispo auxiliar na Região Ipiranga, na Arquidiocese de São Paulo, assumirá a nova missão.
Dom Dario Campos, que entregou o cargo no dia 9 de junho de 2023 ao completar 75 anos, encerra seu ministério em Vitória após cinco anos e meio de pastoreio, marcado por ações significativas na organização pastoral e aproximação com a comunidade católica.
A trajetória de Dom Dario
Nomeado arcebispo de Vitória em janeiro de 2019, Dom Dario conduziu a Igreja com iniciativas de ampla participação, como a Assembleia do Povo de Deus, que envolveu visitas a todas as áreas pastorais. Segundo a Arquidiocese, “sua gestão foi pautada por uma vivência da fé inspirada pelos valores franciscanos e em sintonia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Papa Francisco”.
Entre as ações de destaque, estão:
. Criação de dois vicariatos, um para Comunicação e outro para Ação Social, Política e Ecumênica.
. Fundação de uma nova paróquia em Pontões, no município de Afonso Cláudio.
. Incentivo à formação contínua do clero e à missão dos diáconos transitórios.
. Reabertura da Escola Diaconal, em 2021, que formará sua primeira turma para ordenação.
. Estabelecimento do Fórum Igreja e Sociedade, para fomentar atividades sociais baseadas na Doutrina Social da Igreja.
. Retomada da missa mensal com políticos católicos, suspensa desde 2017.
O novo arcebispo
Dom Ângelo Ademir Mezzari, nascido em Forquilhinha, Santa Catarina, em 2 de abril de 1957, é membro da Congregação Rogacionista do Coração de Jesus. Ingressou no seminário em 1969, aos 11 anos, e foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1984.
Com sólida formação acadêmica em Filosofia e Teologia, Dom Ângelo exerceu seu ministério pastoral em diversas frentes e, em 2023, foi eleito presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.