geral

Impacto da violência contra a mulher na saúde pública pauta debate no Norte do ES

09 abr 2026 - 09:00

Redação Em Dia ES - por Julieverson Figueredo

Share
Palestra com delegada da DEAM/DPCAI durante Pré-Congresso do Sindsaúde-ES aborda vulnerabilidade das trabalhadoras e cobra fortalecimento de políticas de proteção
Impacto da violência contra a mulher na saúde pública pauta debate no Norte do ES. Foto: Reprodução

O enfrentamento ao feminicídio e à violência de gênero foi o tema central da Mesa 01 do Pré-Congresso Regional Norte do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado do Espírito Santo (Sindsaúde-ES), nesta terça-feira (7). A discussão, conduzida por meio de uma palestra da delegada de Polícia Viviane de Mattos Furtado Rezende, atuante na Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, da Delegacia Especializada de Proteção à Criança, ao Adolescente e ao Idoso (DEAM/DPCAI), analisou as consequências dessas violações na saúde pública e a rotina de vulnerabilidade enfrentada pelas profissionais da área.

A argumentação principal do encontro estabeleceu que a garantia da vida, da segurança e dos direitos das mulheres é um pré-requisito para o alcance da saúde plena. Durante a apresentação, o debate deu ênfase à realidade das trabalhadoras da saúde, apontadas no evento como vítimas de múltiplas formas de violência em seu cotidiano.

As ocorrências de feminicídio e as diferentes ramificações da violência de gênero foram classificadas como uma questão de saúde pública. A discussão evidenciou que essas agressões resultam em impactos diretos na saúde física e mental da população feminina. Para reverter o cenário, a pauta da Mesa 01 apontou para a exigência de formulação de políticas públicas eficazes, estruturação do acolhimento às vítimas e o fortalecimento das redes de proteção.

A resolução do debate indicou que o combate sistemático à violência, a garantia de direitos e o enfrentamento ao machismo estrutural são as etapas necessárias para o estabelecimento de uma sociedade mais justa, segura e igualitária.

0
0
Atualizado: 09/04/2026 18:20

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.