O Governo do Estado do Espírito Santo firmou, nesta terça-feira (17), um contrato com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) para reforçar a capacidade de previsão e monitoramento meteorológico no Estado. O objetivo é aprimorar a atuação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), especialmente no que se refere à previsão de desastres climáticos em tempo real, por meio da plataforma Nowcasting, capaz de antecipar fenômenos meteorológicos com até duas horas de antecedência.
A assinatura do contrato ocorreu na sede da Cepdec, em Vitória, e integra um conjunto de ações do Estado para melhorar a gestão de riscos relacionados aos eventos climáticos extremos. A parceria com o Simepar permitirá a instalação de novos sistemas, como a ampliação da rede de estações meteorológicas, e o serviço de plantão meteorológico 24 horas, que auxiliará a Defesa Civil em suas operações. Além disso, o Estado contará com a consultoria do Simepar para planejar e desenvolver tecnologias que aumentem a precisão das previsões climáticas e a capacidade de alerta à população.
“Queremos fortalecer a rede de profissionais para monitorar todos os eventos climáticos, ampliando a capacidade de nossas estações meteorológicas”, afirmou o governador Renato Casagrande. Ele destacou ainda que o plano faz parte do Programa de Mudanças Climáticas do Estado, que visa mitigar os impactos das mudanças no clima e melhorar a capacidade de resposta aos desastres. A adesão de sete novos meteorologistas à equipe da Defesa Civil Estadual também foi anunciada.
O Simepar, fundado em 1984 pelo Governo do Paraná, é responsável por desenvolver pesquisas científicas e tecnologias nas áreas de meteorologia, hidrologia e meio ambiente. Sua atuação no Espírito Santo abrange a análise de dados climáticos, além do recondicionamento das estações meteorológicas no Estado e a ampliação dessa rede, crucial para o acompanhamento em tempo real das condições atmosféricas.
Em uma outra frente, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, coronel Alexandre Cerqueira, junto ao coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Scharlyston Paiva, apresentou uma atualização do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil (Pepdec). Esta atualização visa incorporar novas instituições públicas e privadas ao Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (Siepdec), ampliando o envolvimento da sociedade civil e do setor privado na execução de ações preventivas e na resposta a desastres. A integração de diferentes entes públicos e privados, conforme o coronel Paiva, garante mais transparência e fortalece as parcerias necessárias para lidar com os crescentes eventos climáticos.