geral

Dia do Turista: Conheça alguns destinos imperdíveis no Espírito Santo

12 jun 2024 - 16:17

Redação Em Dia ES

Share
Algumas atrações são mais surpreendentes que outras, como a pedra que muda de cor ou a maior estátua de Buda no Ocidente
Conheça alguns destinos imperdíveis no Espírito Santo. Foto: Divulgação/Mosteiro Zen Morro da Vargem

Com clima tropical ameno, praias impressionantes, Mata Atlântica robusta e serras lindíssimas, o Espírito Santo é um estado que oferece opções de turismo para todos os gostos. Algumas atrações são mais surpreendentes que outras, como a pedra que muda de cor ou a maior estátua de Buda no Ocidente. Na região não faltam opções de lazer tranquilo ou de viagens cheias de aventura.

Neste Dia do Turista, a Viação Águia Branca compartilha dicas de lugares imperdíveis que os viajantes podem conhecer a uma pequena distância de ônibus de Vitória.

Para turistas que procuram aventura
Nos pés da Serra do Caparaó, no município de Iúna, é possível encontrar uma cachoeira impressionante. Batizada de Hidrolândia e repleta de quedas d’água, é um atrativo para quem gosta de contemplar a natureza, se aventurar e se refrescar em meio à natureza. Um dos pontos mais frequentados pelos banhistas é um poço formado por uma grande variedade de pedras, formação que chama a atenção em meio à mata nativa.

Outro local conhecido pela abundância de belezas naturais e por cachoeiras refrescantes é Alfredo Chaves, em especial a Cachoeira de Matilde, um dos destinos turísticos mais procurados da região serrana. Com 70 metros de altura, é considerada a maior em queda livre de todo o Espírito Santo e atrai muitos adeptos do trekking e do rapel.

Seguindo em direção ao norte, o viajante chega ao Parque Estadual Pedra Azul, um verdadeiro paraíso para os amantes do ecoturismo. O local abriga a famosa Pedra Azul, que muda de cor de acordo com o clima e a posição do sol. O parque oferece diversas trilhas para caminhadas, cachoeiras, piscinas naturais e vistas panorâmicas incríveis. A cidade, também chamada Pedra Azul, é cercada por belas montanhas e vales, que podem ser explorados por meio de trilhas de bicicleta ou a pé.

Na divisa dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, fica a Rampa do Monjolo, uma plataforma de voo livre localizada a 20 km do município de Baixo Guandu. O local é conhecido internacionalmente por ser um dos melhores para a modalidade no mundo. Além da rampa, a Serra do Monjolo tem vistas impressionantes, cachoeiras e diversas pousadas, onde o viajante pode aproveitar o clima ameno da região.

Para turistas que contemplam a natureza
Um dos principais monumentos naturais do estado é chamado Pontões Capixabas, formações rochosas com mais de 500 metros de altura que ocupam uma área gigantesca, dividida entre dois municípios: Pancas e Águia Branca.

Considerado o “lugar mais bonito do mundo” pelo paisagista Burle Marx, o local tem uma paisagem única no Brasil. Parada obrigatória para os amantes de esportes como trekking, paraglider, escalada e trilhas, também atende muito bem aos viajantes que preferem contemplar a natureza.

Localizado em Ibiraçu, está o primeiro Mosteiro Zen Budista da América Latina. O local tem aproximadamente 150 hectares e abriga a maior estátua esculpida de Buda no Ocidente.

A ordem monástica, além da prática religiosa budista, se dedica à conservação, educação ambiental e atividades culturais. Em sua propriedade, o Mosteiro realizou um trabalho de recuperação de 120 hectares de área degradada e hoje mantém 140 hectares de Mata Atlântica preservada. Os 10 hectares restantes abrigam templos, jardins e espaço destinado à agricultura de subsistência e podem ser visitados por turistas.

A Reserva Natural Vale é uma área de preservação ambiental que fica no município de Linhares. A reserva mantém mais de 22 mil hectares de floresta tropical, manguezais e restingas e é o lar de uma grande variedade de espécies de animais e plantas, incluindo algumas que são endêmicas da região. No local, os visitantes podem fazer caminhadas guiadas e aprender mais sobre a flora e fauna local. Também é possível fazer trilhas de ciclismo e observação de aves.

Para turistas que querem relaxar na praia
Linhares também conta com algumas das praias mais bonitas do Espírito Santo, incluindo praias tranquilas e isoladas, como as praias de Povoação e de Comboios, esta última acessível apenas por barco.

As praias da região têm areias brancas e as águas quentes do Atlântico, sendo ideais para relaxar e tomar sol. Quem curte locais mais agitados deve conferir a praia de Regência, um point de surf conhecido por ter ondas fortes e consistentes. A cidade abriga ainda uma comunidade de pescadores locais e uma unidade do Projeto Tamar.

Com um visual exuberante composto por coqueiros e castanheiras que sombreiam parte da areia, Coqueiral é uma praia que fica no município de Aracruz. Local perfeito para descansar e relaxar com a família, tem águas calmas que formam diversas piscinas naturais.

A maré rasa é excelente para as crianças e permite que os banhistas apreciem os corais e parte da vida marinha. Além disso, quem fica até o fim do dia pode apreciar um dos mais lindos pores do sol da região.

Localizada em Guarapari, a praia dos Padres está entre as mais famosas do Espírito Santo. Tranquila e remota, seu acesso é realizado por meio de uma plataforma de madeira um pouco escondida, mas fácil de atravessar. Nesse local, o mar tem poucas ondas e águas cristalinas, sendo perfeito para mergulhar e depois descansar debaixo das sombras formadas pelas castanheiras.

Itaúnas é um vilarejo no norte do estado, conhecido por suas belas praias, dunas e pela sua vocação musical. A cidade é um destino popular para quem quer desfrutar de um ambiente descontraído e ter muito contato com a natureza.

As dunas de Itaúnas são um dos principais atrativos do vilarejo, gigantescas e com coloração dourada, criando um contraste incrível com o mar azul. É possível caminhar ou fazer um passeio de buggy para explorar a região e apreciar a vista. Itaúnas também é famosa por seus festivais de música, em especial o Forró Pé de Serra, que ocorrem durante todo o ano.

Bem pertinho da capital, em Vila Velha, há o Convento da Penha, um santuário religioso construído no topo do Morro da Penha que se tornou um dos pontos turísticos mais populares da região. A igreja oferece vistas deslumbrantes da cidade e da costa. Ainda na cidade, é possível aproveitar a Ilha Pituã. Com praias paradisíacas e acesso apenas pelo mar, nadando a partir da praia de Itapoã ou de barco, o local é garantia de um dia relaxante apreciando a água salgada e o sol.

0
0

Atualizado 12 jun 2024 - 14:56

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.