A 15 dias de estrear o primeiro voo de passageiros no novo aeroporto de Linhares, representantes da Azul Linhas Aéreas reuniram-se com empresários e lideranças de vários segmentos para ouvir as demandas e explicar como será a operação da empresa na cidade. A reunião aconteceu no auditório do Sindimol na noite de quarta-feira (22).
Segundo o diretor comercial da Azul, Ronaldo Veras, os voos com passageiros terão início no próximo dia 4 de dezembro e inicialmente serão realizados em aviões modelo Cessna Grand Caravan, com capacidade para até 9 passageiros.
“Vamos começar a operar com o Caravan, mas de olho na demanda. Não temos um prazo definido, mas cremos que no primeiro semestre de 2024 já será possível disponibilizar um avião modelo ATR, que possui 74 assentos. Tudo isso, é claro, alinhado à demanda. O aeroporto de Linhares está em excelentes condições e com mais alguns pequenos ajustes relacionados a equipamentos, voos maiores poderão ser implantados”, disse o diretor comercial da Azul.
Perguntado pelo ex-presidente da Associação Brasileira de Exportadores de Papaya, BRAPEX, Bruno Pessoti, sobre a possibilidade do embarque de cargas no novo aeroporto, o representante da Azul explicou que a empresa já faz esse tipo de transporte para os Estados Unidos três vezes por semana saindo do aeroporto de Confins, mas expressou interesse em atender a essa demanda do agronegócio capixaba.
Setor produtivo otimista
Para o presidente da Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel), Luiz Mário Freitas Netto, o encontro serviu para estreitar o diálogo e impulsionar o desenvolvimento da região norte.
“Ficamos satisfeitos com o início dos voos de passageiros, mas queremos um avião maior para atender a demanda. Temos certeza que o número de passageiros será grande. Queremos também a presença da Azul Cargo em nossa região e vamos buscar esse objetivo”, declarou o presidente da Adel.
Na opinião do prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, os esclarecimentos feitos pelos representantes da Azul são importantes para que o mercado e a sociedade se posicionem. Tudo isso agrega valor e é o que precisamos. Um novo modal para o transporte de pessoas e de carga vai impulsionar nossa economia. É um horizonte que se amplia à nossa frente”, comemorou.
Voos entre Linhares e BH
Os voos da empresa aérea serão realizados na aeronave Cessna Grand Caravan e decolarão de Confins (MG) às 12h50 e pousarão em Linhares, às 14h30. Já no sentido contrário, decolam de Linhares às 14h55 e aterrissam às 16h35 em solo mineiro.
Somente aos sábados, informou a Azul, os horários dos voos terão alterações.
“As decolagens de Confins acontecem 9h20, e os pousos, às 11h. No sentido inverso, as decolagens acontecem às 11h25, enquanto os pousos, às 13h05”, informou.