geral

Alunos do Ifes desenvolvem aplicativo para detecção precoce do câncer de mama

13 set 2024 - 16:46

Redação Em Dia ES

Share
Segundo dados do INCA, o Espírito Santo registra, em média, 900 novos casos de câncer de mama por ano, o que torna iniciativas como essa fundamentais para a saúde pública
Sesa recebe alunos que criaram aplicativo para detectar câncer de mama. Foto: Divulgação

A equipe LEDS, do campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), foi recebida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (11), após desenvolver um aplicativo voltado à detecção precoce do câncer de mama.

O projeto, que utiliza inteligência artificial, já rendeu aos estudantes o primeiro lugar na competição nacional “Desafio APP”, além de uma semana de imersão no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

O aplicativo, chamado Breast Cancer Detection, foi desenvolvido sob a coordenação do professor Fidelis Zanetti de Castro e utiliza inteligência artificial para analisar imagens de biópsia do tecido mamário e identificar áreas com maior probabilidade de apresentar tumores.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Espírito Santo registra, em média, 900 novos casos de câncer de mama por ano, o que torna iniciativas como essa fundamentais para a saúde pública.

Durante o encontro, o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, destacou a relevância do projeto.

“Vocês procuraram uma forma de antecipar o diagnóstico de algo que é tão relevante para a saúde, como o câncer de mama. Parabenizo a dedicação de vocês e o esforço dos professores que os guiaram”, afirmou.

O secretário também apresentou o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) aos estudantes, sugerindo uma parceria para que o aplicativo seja validado em um ambiente hospitalar especializado.

O professor Lodovico Faria, que representou o reitor do Ifes na reunião, reforçou o interesse da instituição em vincular o projeto ao campo prático. “Estamos muito interessados em um ambiente real para validar a solução”, pontuou.

Além disso, Miguel Duarte falou sobre a importância de aproximar os alunos do ICEPi, ressaltando o papel da incubadora tecnológica em fomentar o desenvolvimento de novas soluções em saúde.

A equipe LEDS é composta pelos alunos Wilsiman Santos, Murilo Coser, Vitória Cruz, Samuel Barros, Livia Estevão e Caio Assenção, todos do ensino médio e técnico do Ifes. Eles conquistaram, além do primeiro lugar geral, a medalha de bronze pela construção da ideia e prototipagem do aplicativo durante a competição Desafio APP, realizada pela Escola Avançada de Tecnologia (EAT), em São Paulo.

Estiveram presentes na reunião a subsecretária de Estado de Atenção à Saúde (respondendo), Carolina Sanches, e membros da equipe do ICEPi, incluindo Rafael Duarte e Tainan Coelho, responsáveis pela avaliação de novas tecnologias em saúde.

0
0
Atualizado: 13/09/2024 17:11

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.