A Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo anunciou nesta terça-feira (21) o início da Chamada Escolar 2026, que ofertará mais de 230 mil vagas em todo o estado. O período para rematrículas, transferências e novas matrículas ocorrerá de forma simultânea pela primeira vez, entre 4 de novembro e 12 de dezembro. Durante o anúncio no Palácio Anchieta, em Vitória, também foi detalhada a expansão de 80 novas unidades, sendo 20 de Tempo Integral e 60 do Programa Escola do Futuro.
O processo de matrícula é o momento decisivo para que estudantes e famílias planejem o próximo ano letivo e garantam vaga na Rede Pública Estadual. Das mais de 230 mil vagas ofertadas para 2026, 80 mil são destinadas ao Ensino Fundamental, 130 mil ao Ensino Médio e 20 mil à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dentro das vagas do Ensino Médio, 33 mil serão integradas a cursos técnicos.
Expansão do tempo integral
Durante o evento, o governador Renato Casagrande anunciou a abertura de 20 novas escolas estaduais em Tempo Integral.
“Estamos abrindo mais 20 escolas estaduais em Tempo Integral e mais 60 unidades dentro do Escola do Futuro. Isso é um passo gigantesco na qualidade da educação capixaba”, pontuou Casagrande. “Desde que retornei ao governo em 2019, serão 202 novas escolas com a oferta do ensino em Tempo Integral. Recebemos a gestão com 32 e vamos entregá-la com 234 escolas nessa modalidade.”
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que, com as 20 novas unidades, a Rede Estadual alcançará 85 mil vagas em Tempo Integral, distribuídas entre os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
“O crescimento reafirma o compromisso do Governo do Estado em garantir mais tempo de aprendizagem, formação integral e oportunidades de desenvolvimento para os estudantes”, afirmou o secretário.
O vice-governador Ricardo Ferraço também comentou a medida: “Temos esse compromisso e satisfação em investir para melhorar cada vez mais a Rede Estadual de Ensino. Uma vertente que é relevante destacar é que as nossas escolas de Tempo Integral são muito importantes, pois permitem aos pais trabalharem com tranquilidade, tendo a certeza que os filhos estão estudando durante todo o dia em ambiente seguro com alimentação e apoio multidisciplinar”.
Avanço do Programa Escola do Futuro
Paralelamente, o Programa Escola do Futuro, criado em 2023 com foco em metodologias ativas, cultura digital e uso pedagógico de tecnologias, também será expandido. O programa, que saltou de cinco escolas certificadas em 2023 para 50 em 2025, ganhará mais 60 unidades em 2026.
Com a nova expansão, o programa totalizará 110 unidades distribuídas entre as 11 Superintendências Regionais de Educação (SRE), abrangendo mais de 50 municípios. A expectativa é que cerca de 150 mil estudantes sejam beneficiados pela iniciativa, que alcança mais de 75% do território estadual.
“Com o avanço simultâneo das políticas de inovação e ampliação do Tempo Integral, a Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo se fortalece como referência nacional em transformação educacional, reafirmando o compromisso do Governo com uma educação pública de qualidade, inclusiva e voltada para o futuro”, reforçou Vitor de Angelo.
Para conferir a lista com as novas 60 escolas certificadas como Escolas do Futuro, clique aqui.
Para conferir a lista com as novas 20 escolas que ofertarão o Tempo Integral, clique aqui.


















