Estudantes capixabas do Instituto Federal do Espírito Santo (ifes) do Campus São Mateus fizeram bonito na maior feira de ciência da América Latina que reuniu alunos de vários países e vários estados do Brasil. Nesta sexta-feira, (27), Guilherme e Soraia ganharam em 4º lugar o prêmio na categoria Ensino Médio/Técnico na área de História e Ciência Sociais na 38ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec, que teve a participação de cerca de 3 mil jovens e crianças competindo em diferentes áreas de conhecimento.
Os estudantes do curso técnico industrial em eletrotécnica do Ifes Campus São Mateus, Guilherme Mengali Carvalho, 19 anos, e Soraia Pereira Carvalho, 18 anos, ganharam em 4º lugar na categoria Ensino Médio/Técnica, na área de História e Ciências Sociais com o projeto científico “O papel do Ifes – Campus São Mateus na formação profissional para a indústria regional frente a inovação tecnológica 4.0”.
O projeto trata sobre o impacto que a indústria 4.0 tem na região de São Mateus e pesquisa se o Ifes Campus São Mateus está atendendo as necessidades que essa nova era da indústria exige para inserir o profissional técnico industrial no mercado. Para isso, Soraia e Guilherme realizaram entrevistas para 24 egressos da escola e também com sete empresas da região norte e nordeste do Espírito Santo e os resultados mostraram que o Ifes Campus São Mateus atende as exigências da região, porém precisa de aperfeiçoamento para continuar acompanhando a inovação tecnológica 4.0.
Organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, o evento aconteceu entre os dias 23 a 27 de outubro, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Soraia e Guilherme revelaram que não esperavam ganhar em meio a tantos trabalhos relevantes apresentados na feira, ao todo, foram 785 trabalhos com alunos de 14 países e de 22 Estados do Brasil, além do Distrito Federal.
“Ganhar um prêmio na Mostratec foi um mix de sensações. Estou muito grata e orgulhosa de nós, ter o nosso projeto premiado na maior feira de ciências da América Latina é um orgulho que eu vou levar para o resto da minha vida. Desenvolvemos uma pesquisa importante a esse ponto”, conta Soraia.
O projeto é orientado pelo professor Albeniz de Souza Júnior, com Coorientação do professor Leandro Dias Cardoso Carvalho e possui o apoio da Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc) – Projeto de Extensão do Ifes, do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Espírito Santo (CRT-ES) e do Instituto Tekoá. Além de ter ganhado a premiação na Mostratec, o trabalho já foi um dos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a Febrace.
O estudante Guilherme explicou que o projeto se encerrou para eles por estarem no último ano do ensino médio técnico, porém, a dupla espera que o projeto continue através de outros alunos do Ifes.
“Houve uma conversa com meu orientador para que ele possa continuar o projeto com outros alunos e me coloquei à disposição de explicar para os novos orientados tudo o que foi feito até então na pesquisa”, comenta.
O presidente do CRT-ES, Valmir Xavier Martins parabeniza os alunos pela premiação e reforça o compromisso do Conselho em fomentar e apoiar o futuro da ciência e da tecnologia.
“Para o CRT-ES, é de grande importância a dedicação dos jovens na pesquisa, isso demonstra a capacidade do ensino técnico profissional para toda sociedade”, afirma o presidente.
Além do projeto do Ifes São Mateus, o Espírito Santo também foi representado pelo aluno no Ifes Campus Piúma do curso técnico em pesca, Gabriell Costa, com o projeto “Produção, repartição e consumo: etnografia das pescarias e das práticas de maricultura no litoral sul do Espírito Santo”.