As vendas no comércio varejista brasileiro encerraram o ano de 2025 com uma alta acumulada de 1,6%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do resultado positivo no acumulado do ano, o indicador mensal revelou uma desaceleração na reta final: em dezembro, o volume de vendas variou negativamente 0,4% na comparação com novembro.
O cenário de retração mensal foi sentido com maior intensidade no Espírito Santo. Segundo o levantamento, na passagem de novembro para dezembro, o estado capixaba registrou uma queda de 5,9% nas vendas, figurando entre os destaques negativos nacionais ao lado de Rondônia (-10,2%) e Roraima (-6,4%). Ao todo, 22 das 27 unidades da federação apresentaram recuo neste comparativo.
Desempenho anual e setorial
O crescimento de 1,6% em 2025 marca uma desaceleração em relação ao ano anterior. Em 2024, o acumulado de ganhos havia chegado a 4,1%. O resultado de 2025 alinha-se aos patamares de anos anteriores, como 2023 (1,7%), 2021 (1,4%) e 2022 (1,0%).
Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE, avalia o cenário: “O comércio varejista fecha 2025 com crescimento em relação a 2024, mas com uma amplitude menor. O crescimento de 2025 foi razoavelmente distribuído, puxado pela farmacêutica, por móveis e eletrodomésticos e equipamentos para escritório, informática e comunicação”.
No varejo ampliado, sete das onze atividades pesquisadas fecharam o ano no campo positivo. Os destaques foram:
- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria: 4,5%
- Móveis e eletrodomésticos: 4,5%
- Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: 4,1%
Segundo Santos, o setor de equipamentos de escritório e informática foi “fortemente influenciado pela forte desvalorização do dólar frente ao real, que ajudou nas vendas de produtos eletrônicos importados, como celulares e laptops”.
Na contramão, quatro atividades sofreram queda no acumulado do ano no varejo ampliado: Veículos e motos, partes e peças (-2,9%), Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,3%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,9%) e Material de construção (-0,2%).
Varejo Ampliado estagna
Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de alimentos, o ano de 2025 fechou com variação positiva de apenas 0,1%. Em dezembro, este indicador caiu 1,2% frente ao mês anterior.
“Já o varejo ampliado não experienciou expansão em 2025 em relação a 2024, variando apenas 0,1%. Isso se deve às perdas de setores importantes, como de revenda de veículos, motos, partes e peças (que havia tido um 2024 muito forte) e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo”, ressalta o gerente da pesquisa.
Setor de serviços também cresce em 2025
Além do comércio, o IBGE divulgou dados sobre o setor de serviços, que acumulou alta de 2,8% em 2025, marcando o quinto ano consecutivo de taxas positivas. Entre 2021 e 2025, o ganho acumulado do setor é de 31,0%.
Assim como no varejo, o mês de dezembro de 2025 apresentou variação negativa de 0,4% para os serviços na comparação com novembro, interrompendo uma sequência de nove resultados positivos. A queda foi influenciada principalmente pelo setor de transportes, que recuou 3,1% no período.
Rodrigo Lobo, gerente da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), explica que o resultado de dezembro foi impactado por taxas negativas em todos os modais de transporte investigados, incluindo aéreo (-5,5%) e terrestre (-1,7%).
Comparativo anual de dezembro
Na comparação pontual entre dezembro de 2025 e dezembro de 2024, o varejo registrou aumento de 2,3%, sendo o nono mês consecutivo de resultados positivos neste indicador. O setor de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação disparou 31,1% nesta base de comparação. Já o setor de Tecidos, vestuário e calçados apresentou queda de 2,5%.
A próxima divulgação da PMC, com resultados referentes a janeiro de 2026, está prevista para 11 de março.


















