economia

IPVA 2026: calendário de pagamento no Espírito Santo é divulgado com desconto de 15% na cota única

03 dez 2025 - 10:00

Redação Em Dia ES - por Julieverson Figueredo

Share
Imposto poderá ser parcelado em seis vezes e boletos estarão disponíveis na internet a partir de janeiro. Veículos fabricados em 2010 tornam-se isentos
IPVA 2026: calendário de pagamento no Espírito Santo é divulgado com desconto de 15% na cota única. Foto: Getty Images

O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao exercício de 2026 no Espírito Santo terá início no mês de abril. Os contribuintes capixabas poderão optar pela quitação em cota única, que oferece um desconto de 15%, ou pelo parcelamento do valor em seis cotas mensais. As datas de vencimento, definidas pela publicação do Decreto nº 6226-R/2025, variam de acordo com o número final da placa do veículo.

As regras aplicam-se a todas as categorias, incluindo carros, motocicletas, caminhões, ônibus e micro-ônibus. Tanto para quem optar pelo pagamento à vista quanto para quem escolher o parcelamento, o vencimento da primeira cota (ou cota única) ocorrerá entre os dias 1º e 08 de abril de 2026.

Cronograma de vencimentos
Para os proprietários que decidirem dividir o imposto, o pagamento será diluído ao longo de seis meses: abril, maio, junho, julho, agosto e setembro de 2026.

Confira abaixo a tabela detalhada com as datas limites para cada final de placa:

TABELA DE VENCIMENTOS DO IPVA EXERCÍCIO DE 2026
(PARA TODOS OS TIPOS DE VEÍCULOS)
FINAIS 1ª COTA
(Ou Cota Única)
2ª COTA 3ª COTA 4ª COTA 5ª COTA 6ª COTA
1 – 2 01 Abril 04 Maio 04 Junho 06 Julho 06 Agosto 09 Set
3 – 4 02 Abril 05 Maio 05 Junho 07 Julho 07 Agosto 10 Set
5 – 6 06 Abril 06 Maio 08 Junho 08 Julho 10 Agosto 11 Set
7 – 8 07 Abril 07 Maio 09 Junho 09 Julho 11 Agosto 14 Set
9 – 0 08 Abril 08 Maio 10 Junho 10 Julho 12 Agosto 15 Set

Alíquotas e isenção por tempo de uso
No Espírito Santo, as alíquotas do imposto variam conforme o tipo de veículo. A cobrança é de 1% sobre o valor venal para motocicletas, ônibus e caminhões. Já para carros de passeio e utilitários, a alíquota é de 2%. Esses percentuais mantêm o estado com a menor alíquota da região Sudeste e uma das menores do Brasil.

Uma mudança relevante para o exercício de 2026 diz respeito à isenção automática por tempo de fabricação. Veículos fabricados no ano de 2010 passarão a ser isentos do pagamento do IPVA, uma vez que completam mais de 15 anos de fabricação, conforme prevê a legislação estadual.

Emissão digital e formas de pagamento
A Secretaria da Fazenda (Sefaz) informa que os boletos de cobrança não serão enviados para o endereço dos contribuintes. As guias de pagamento estarão disponíveis na internet a partir de janeiro de 2026.

Para emitir o Documento Único de Arrecadação (DUA), o proprietário deve acessar o site da Sefaz ou do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES).

O pagamento poderá ser realizado das seguintes formas:

  • Internet Banking: Leitura ou digitação do código de barras;
  • Autoatendimento: Digitação do código nos caixas eletrônicos;
  • Pix: Pagamento instantâneo.

Embora não seja obrigatória a impressão do boleto para a efetivação do pagamento, a Sefaz recomenda que o contribuinte realize o arquivamento eletrônico do DUA pago ou guarde o documento impresso para eventuais verificações futuras.

0
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.