A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) anunciou a abertura de um concurso público com 1.052 vagas para o cargo de Oficial Investigador de Polícia (OIP). A novidade foi confirmada pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), em entrevista ao programa Bom Dia ES, nesta quinta-feira (12). O certame será destinado a candidatos com formação de nível superior e terá salário inicial de R$ 7.857,33, que será reajustado para R$ 8.171,62 em dezembro.
“Vamos abrir concurso com mais de mil vagas. A nova lei da Polícia Civil estabeleceu que não tem mais escrivão, investigador e agente. Agora são apenas as carreiras de delegado e investigador. O certame já está autorizado e a Secretaria de Segurança e a corporação já estão preparando o edital”, afirmou Casagrande.
Ainda durante a entrevista, o governador destacou que o concurso faz parte de um plano maior de fortalecimento da segurança pública no Estado. Ele confirmou a realização de certames também para a Polícia Penal, com previsão de 600 vagas, e para a Polícia Militar.
De acordo com a PCES, a comissão responsável pela organização do concurso está em fase de formação, e os trâmites para a contratação da empresa organizadora estão em andamento. Apesar disso, ainda não há informações detalhadas sobre a data de publicação do edital ou do início das inscrições.
O novo formato do cargo de Oficial Investigador de Polícia foi instituído pela Lei Complementar nº 1.093, que unificou as carreiras de escrivão, investigador e agente em uma única função.
O certame será composto por seis fases eliminatórias:
Prova escrita de conhecimentos gerais e específicos
Exame de aptidão física
Exame de saúde
Exame psicotécnico
Investigação criminal e social
Curso de formação profissional
Segundo a Polícia Civil, essas etapas têm como objetivo selecionar candidatos qualificados para desempenhar as funções de investigação policial com maior eficiência e agilidade.