A Petrobras iniciou nesta segunda-feira (06) as inscrições para seu Programa Jovem Aprendiz, que disponibiliza mais de 700 vagas em todo o país, com oportunidades no Espírito Santo para as cidades de Vitória e Linhares. O processo seletivo, que segue até o dia 12 de outubro, é gratuito e visa a qualificação profissional de jovens, oferecendo salário-mínimo integral, benefícios e uma política de cotas para inclusão social.
O programa, realizado em parceria com o SENAI, terá duração de 21 meses, combinando formação teórica e prática. A jornada de aprendizagem é de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, totalizando 20 horas semanais.
Cotas e inclusão social
Esta edição do programa estabelece critérios de seleção que priorizam a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade. Do total de vagas, 30% são reservadas para pessoas negras, indígenas e quilombolas. Outros 20% são destinados a pessoas com deficiência (PCDs), 15% para adolescentes egressos de trabalho infantil ou em condições análogas à escravidão, e 10% para adolescentes em situação de acolhimento institucional ou em cumprimento de medida socioeducativa.
Cursos e formação
Os selecionados participarão de cursos de aprendizagem profissional básica e de nível técnico em diversas áreas. Entre as formações oferecidas estão instrumentação, eletricista industrial, mecânico de manutenção, assistente de logística, assistente de gerenciamento de obras, soldador, assistente administrativo e suporte técnico em tecnologia da informação.
Há também cursos técnicos em automação industrial, eletrotécnica, mecatrônica, desenvolvimento de sistemas, petroquímica, logística, química e sistemas de energia renovável. A Petrobras não detalhou quais cursos específicos serão oferecidos em cada município capixaba.
Requisitos e benefícios
Para se candidatar, é necessário ter entre 14 anos e 21 anos e 7 meses no momento da inscrição. Para pessoas com deficiência, não há limite máximo de idade. Candidatos que ainda não concluíram o Ensino Médio devem estar matriculados e frequentando a escola em turno diferente do curso de aprendizagem.
Os aprendizes terão carteira de trabalho assinada e receberão um salário-mínimo integral, além de vale-transporte, 13º salário, férias e FGTS. Haverá também a possibilidade de adesão opcional ao plano de previdência complementar e ao programa de atividade física da companhia.
Como se inscrever
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até o próximo dia 12 de outubro, através deste site. Mais informações sobre o edital e as vagas podem ser consultadas no portal da Petrobras.