O cantor Péricles lançou recentemente o projeto ‘Pagode do Pericão II – Parte 2’. O audiovisual, gravado no primeiro semestre do ano em Recife (PE), conta com as participações de Geraldo Azevedo, Marvvila, Mumuzinho e Xande de Pilares. As participações deixaram o projeto ainda mais especial. Cada convidado cantou duas músicas com o anfitrião.
Após a grande repercussão da primeira edição lançada há dois anos, Péricles retorna ao palco 360º para cantar releituras de grandes sucessos do samba e pagode e algumas canções inéditas. Seguindo a proposta da roda de samba tradicional, o protagonismo dos instrumentos ficou voltado para o pandeiro, tantan, surdo, cavaco, violão, banjo, tamborim, ganzá, dentre outros. A bateria, o piano e a base instrumental característicos dos álbuns de estúdio de Péricles, dessa vez ficaram de fora do projeto para dar espaço a um formato acústico.
Ao todo foram captadas 25 faixas, dessas 6 inéditas. O repertório foi escolhido à dedo após meses de pesquisas. As músicas selecionadas são do período dos anos 1990, até meados de 2016. A maioria, regravações de grandes nomes do samba e pagode como Arlindo Cruz, Puro Pecado, Art Popular, Clareou, Fundo de Quintal, Molejo, Soweto, Sem Compromisso, Turma do Pagode, Só no Sapatinho, Belo, Bom Gosto e grupo Raça. As exceções são “Graveto” de Marília Mendonça, “Pelas Ruas que Andei” de Alceu Valença, “Dona da Minha Cabeça” e “Sétimo Céu” de Geraldo Azevedo e “Burguesinha” de Seu Jorge.
Para a coluna POP Em Dia, o cantor falou sobre o projeto. Confira a entrevista!
Péricles, você está lançando o álbum ‘Pagode do Pericão II – Parte 2’. Qual a sensação de lançar esse projeto?
O Pagode do Pericão, para mim, é uma celebração. Uma chance que tenho de mostrar como seriam músicas que eu sempre sonhei gravar, na minha versão e fazer com que todo mundo cante junto. Então, a sensação é a melhor possível! Estou muito feliz com o resultado e a repercussão deste trabalho.
O projeto é classificado com uma homenageia ao pagode. Qual a importância dele para você?
Eu penso que todos os trabalhos que lançamos, são sempre muito importantes pois fazem parte da nossa trajetória como artista. Com o Pagode do Pericão não é diferente. Foram meses de pesquisa até chegar nesse repertório que traz à tona novamente grandes clássicos do samba e do pagode, por isso, a homenagem.
No repertório estão presentes grandes clássicos do samba e do pagode. Como foi o processo de escolhas dessas músicas para compor o álbum?
Foi difícil! (Risos) Como disse na resposta anterior foram meses de pesquisa. Eu e meu produtor musical Izaias Marcelo ouvimos muita coisa, relembramos muito sucessos até bater o martelo oficial no repertório que foi gravado. Além desses clássicos, incluímos também algumas canções inéditas como a “Nosso Amor Quer Paz”, que canto com a Marvvila, e que tem tido uma excelente repercussão nas rádios e no streaming.
Essa segunda parte conta com as participações de Geraldo Azevedo, Marvvila, Mumuzinho e Xande de Pilares. Como você escolheu esses nomes para dividir os vocais no álbum?
No caso do Geraldo, como gravamos em Recife, queria um artista que representasse toda a rica cultura pernambucana. Não só isso, o Geraldo é um ícone da música popular brasileira e pude realizar o sonho de gravar com ele. O Mumuzinho e o Xande de Pilares são grandes amigos que queria que estivessem comigo nesse projeto. E a Marvvila é uma potência, uma talentosa artista que está mostrando por aí como o samba e o pagode só tem a ganhar com as novas vozes femininas que estão se destacando no mercado.
Péricles, para encerrar você poderia deixar uma um recado para o público do Em Dia ES?
Olá galera do Em Dia ES, muito obrigado pelo carinho e um grande abraço a todos os capixabas que são tão queridos e receptivos todas as vezes que estou aí na região. Se Deus quiser nos vemos em breve!
Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.