Às vésperas das Eleições 2022, muitos eleitores se dão conta da ausência do Título de Eleitor. O prazo para solicitar segunda via foi encerrado na última semana. No entanto, como alternativa do impresso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lançou em 2017 o aplicativo e-Título.
A versão digital e atualizada do documento mostra a foto do eleitor, informações sobre a quitação eleitoral, dados sobre cadastramento biométrico e também um QR Code para a validação na zona eleitoral.
Com o aplicativo, o eleitor que estiver com o documento atualizado e biometria coletada, poderá votar apresentando somente a versão digital do título no dia da eleição. Para isso é preciso que a foto apareça no aplicativo.
Caso o eleitor ainda não tenha realizado o cadastramento biométrico, a foto não está disponível no aplicativo, sendo preciso apresentar um documento oficial com foto para votar.
Vale destacar que a foto está disponível a partir da versão 2.1.6 do aplicativo. Para verificar a versão, é necessário entrar no aplicativo e clicar no menu do e-Título. No rodapé da página, estará disponível a versão instalada. O aplicativo está disponível para as versões Android e IOS.
Mesmo na ausência da versão física e online do título, é possível votar mostrando qualquer documento oficial com foto ao mesário da zona eleitoral. A Justiça Eleitoral ainda informa que não serão aceitas certidões de nascimento ou de casamento como documento oficial na hora da votação.