A pesquisa Datafolha divulgada na noite desta sexta-feira (9) apontou que ex-presidente Lula (PT) manteve a liderança da corrida à presidência da República, aparecendo com 45% das intenções de voto. Já o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), seu principal adversário, tem 34%.
Ciro Gomes (PDT) possui 7%, enquanto Simone Tebet (MDB) apareceu com 5%.
O levantamento reforça a percepção que vinha se desenhando em pesquisas anteriores de tendência de redução da distância entre os dois líderes da corrida presidencial.
Se no início do mês a diferença entre Lula e Bolsonaro era de 13 pontos percentuais, a distância agora é de 11 pontos. Segundo o Datafolha, essa é a menor diferença desde maio de 2021.
O levantamento foi feito ao longo de quinta e sexta-feira, 8 e 9 de setembro e é o primeiro realizado após as manifestações de 7 de setembro, usados por Bolsonaro como atos eleitorais.
Na última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 1º de setembro, Lula oscilou dois pontos para baixo, ficando com 45% das intenções de voto à presidência da República. Bolsonaro manteve-se com 32%. Ciro estava com 9%. Simone Tebet (MDB) tinha 5% das intenções de voto.
O Datafolha entrevistou 2.676 pessoas em 191 cidades do país, e a margem de erro é de dois pontos percentuais.