Serviços, Construção e Indústria de Transformação são os setores que mais empregam no Espírito Santo
As Micro e Pequenas Empresas capixabas, mais uma vez, estão sustentando o saldo positivo de empregos no Espírito Santo, contratando mais do que demitindo. Apenas no mês de março, as empresas de todos os portes, somadas à administração pública, geraram um saldo de 2.957 empregos. Destes, 2.216 foram referentes às MPEs.
Isso significa que as micro e pequenas empresas do Espírito Santo foram responsáveis por 74,9% dos empregos gerados no mês de março. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Para o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), Pedro Rigo, “as MPEs são as grandes responsáveis por movimentar a economia no Brasil e o mesmo acontece no Espírito Santo, que com frequência, vem registrando saldos positivos de emprego impulsionados pelos pequenos negócios”.
Quando avaliado o primeiro trimestre do ano de 2022, as micro e pequenas empresas capixabas conquistaram um saldo positivo de 7.586 empregos gerados.
Em ambas situações, tanto na avaliação mensal quanto trimestral, os setores de destaque são Serviços, Construção e Indústria de Transformação. O setor do comércio, que já foi um dos maiores empregadores do país, vem em uma crescente de demissões, tornando o saldo de empregos negativo.