geral

Solidariedade Capixaba: Saiba onde e como doar para as vítimas da tragédia em Minas Gerais

27 fev 2026 - 10:50

Redação Em Dia ES - por Julieverson Figueredo

Share
Municípios do Espírito Santo mobilizam campanhas e pontos de coleta para enviar alimentos, água e kits de higiene aos milhares de desabrigados na Zona da Mata mineira, onde os deslizamentos já deixaram 68 mortos
Saiba onde e como doar para as vítimas da tragédia em Minas Gerais. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Diante da tragédia provocada pelas fortes chuvas que atingiram a Zona da Mata em Minas Gerais, municípios do Espírito Santo iniciaram nesta semana campanhas de arrecadação de donativos para auxiliar as vítimas. Com um saldo de 68 mortos e mais de 5 mil pessoas fora de casa até esta sexta-feira (26), cidades como Vitória, Mimoso do Sul e Cachoeiro de Itapemirim estruturaram pontos de coleta oficiais para receber água, alimentos não perecíveis, colchões e itens de higiene, que serão enviados às populações de Juiz de Fora e Ubá.

A mobilização no Espírito Santo é impulsionada não apenas pela proximidade geográfica, mas também pela empatia recente. Mimoso do Sul, um dos polos de arrecadação, vivenciou um cenário semelhante de destruição em março de 2024, quando enchentes deixaram 19 mortos e mais de 10 mil afetados na região sul capixaba.

Onde e como doar no Espírito Santo
A população capixaba pode destinar suas doações em três frentes principais, que operam com logísticas e necessidades específicas de arrecadação.

Vitória (Praia do Suá)
A campanha “Espírito Santo Solidário” está recolhendo donativos no quartel do Corpo de Bombeiros, localizado na Praia do Suá. A coordenação pede que as doações sejam entregues em formato de kits completos e fechados, para facilitar a triagem e distribuição em Juiz de Fora. Os kits devem conter:

  • Kit de Limpeza: 5 litros de água sanitária; 5 kg de sabão em pó; 1 balde plástico (20 litros); 1 vassoura de piaçava; 1 rodo simples (base plástica); 1 pano de chão; 1 escova para limpeza; 1 esponja dupla face; 5 sabões em barra multiuso; e 5 sacos plásticos para resíduos.
  • Kit Dormitório: 1 travesseiro; 1 lençol; e 1 cobertor.
  • Kit de Higiene Pessoal: 2 escovas dentais infantis; 2 escovas dentais adultas; 1 pasta dental adulta; 1 pasta dental infantil; 4 rolos de papel higiênico; 2 toalhas de banho; e 4 sabonetes.

Mimoso do Sul
A prefeitura iniciou na última quarta-feira (25) a coleta de água mineral, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e itens de higiene pessoal. As entregas podem ser feitas das 7h às 16h nos seguintes locais:

  • Sede da Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul
  • Ponto de Apoio da Saúde de Dona América
  • Unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) nos distritos/bairros: Conceição do Muqui, Santo Antônio, São Pedro do Itabapoana, São José das Torres,
  • Ponte do Itabapoana e Poço Dantas.

Cachoeiro de Itapemirim
O município recebe alimentos não perecíveis, água mineral, colchões e produtos de limpeza até a próxima terça-feira (3), em horário comercial. As doações serão enviadas a Minas Gerais na quarta-feira (4). Os pontos de coleta são:

  • Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
  • Unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
  • Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Avenida Nossa Senhora da Consolação, nº 132, bairro Vila Rica).

Doações em dinheiro (Pix) e pontos de coleta em MG
Para quem prefere contribuir financeiramente, o governo estadual mineiro, prefeituras locais e instituições de assistência disponibilizaram chaves Pix oficiais. As autoridades alertam para que a população realize transferências apenas por esses canais divulgados.

  • Prefeitura de Juiz de Fora: Recebe doações via Pix pela chave contribua@pjf.mg.gov.br. A cidade montou 24 pontos de coleta, incluindo a sede da prefeitura, Casa da Mulher e escolas municipais.
  • Governo de Minas Gerais (Servas): Arrecada via Pix pela chave sosaguas@servas.org.br. Os recursos são convertidos em cartões humanitários para as famílias. Donativos físicos podem ser deixados na sede do Servas, em Belo Horizonte (Av. Cristóvão Colombo, 683, Funcionários).
  • Arquidiocese de Juiz de Fora/BH: Arrecada via Pix pela chave 31971047831. Pontos físicos em BH incluem a Catedral Cristo Rei (Venda Nova) e o Vicariato para Ação Social (Lagoinha).
  • Cruz Vermelha (BH): Recebe doações via Pix pela chave soschuvas2026@cvbmg.org.br. O recolhimento de produtos ocorre na sede da instituição, no bairro Gameleira, em BH.

O cenário do desastre em Minas Gerais
Segundo a atualização divulgada nesta sexta-feira (26) pela Polícia Civil de Minas Gerais, as chuvas causaram 68 mortes até o momento (62 em Juiz de Fora e seis em Ubá), todas decorrentes de deslizamentos de terra. As vítimas têm idades entre 2 e 79 anos. A corporação informou que não divulgará os nomes em respeito aos familiares. Em Juiz de Fora, 61 corpos foram identificados e 56 já liberados; em Ubá, todas as vítimas foram liberadas.

A dimensão social da tragédia reflete o tamanho da destruição. Ao todo, há 725 pessoas desabrigadas (acolhidas em abrigos públicos em Juiz de Fora) e 4.706 desalojadas, divididas entre Juiz de Fora (3.500), Matias Barbosa (810) e Ubá (396).

As equipes do Corpo de Bombeiros, que já atenderam mais de 80 chamados de soterramento, concentram os trabalhos de busca e resgate em três frentes em Juiz de Fora: bairros Paineiras, Linhares e JK (Comunidade Parque Burnier). Pelo menos oito bairros receberam orientação de evacuação na cidade. Na comunidade de Três Moinhos, onde casas desabaram e sete ruas foram desocupadas, moradores organizaram uma força-tarefa para esvaziar imóveis e resgatar animais abandonados.

Apesar do esforço estadual para desobstrução de vias e restabelecimento de serviços essenciais, a Defesa Civil e estudos federais alertam que Juiz de Fora permanece com grau alto de risco para novos deslizamentos em encostas encharcadas, caso ocorram novos volumes de chuva.

0
0
Atualizado: 27/02/2026 10:54

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.