Para 54,9% dos brasileiros, a corrupção é considerada o maior problema do país hoje, de acordo com uma pesquisa da AtlasIntel em parceria com a Bloomberg divulgada nesta quinta-feira (31).
Na sequência, aparecem criminalidade e tráfico de drogas, com 41,8%; extremismo e polarização política e enfraquecimento da democracia, ambos com 22,2%.
Economia e inflação aparecem em quinto lugar, com 21%.
Os “menores problemas” apontados pelos entrevistados foram migração e controle de fronteiras, com 0,1%; estradas, portos e aeroportos, com 0,3%; outro, com 2,3% e mudança dos valores tradicionais, com 2,5%. Educação aparece na sequência, escolhida por 3,1%. Saúde teve 3,9%.
Outros temas, como conservadorismo e impostos altos e ambiente de negócios, apareceram com 15,4% e 12%, respectivamente.
A pesquisa coletou dados de 7.334 pessoas entre os dias 25 e 28 de julho por meio do chamado recrutamento digital aleatório (Atlas RDR), com questionários on-line. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Maiores problemas do Brasil
- Corrupção: 54,9%
- Criminalidade e Tráfico de Drogas: 41,8%
- Extremismo e Polarização Política: 22,2%
- Enfraquecimento da Democracia: 22,2%
- Economia e Inflação: 21%
- Mau Funcionamento da Justiça:18,1%
- Conservadorismo: 15,4%
- Degradação do Meio Ambiente e Aquecimento Global: 14,6%
- Ameaças Externas (Guerra e Terrorismo): 12,1%
- Impostos Altos e Ambiente de Negócios: 12%
- Racismo, Homofobia, Xenofobia e Anti-Semitismo: 10,4%
- Equilíbrio Fiscal e Gestão das Finanças Públicas: 9,2%
- Pobreza, Desemprego e Desigualdade Social: 8,8%
- Violência Policial: 5,9%
- Situação da Saúde: 3,9%
- Situação da Educação: 3,1%
- Mudança dos valores tradicionais: 2,5%
- Outro: 2,3%
- Estradas, Portos e Aeroportos: 0,3%
- Migração e Controle das fronteiras: 0,1
Fonte: AtlasIntel/bloomberg


















