geral

Semana começa com chuva no Litoral Norte do Espírito Santo

26 maio 2025 - 10:35

Redação Em Dia ES

por Julieverson Figueredo

Share
Alerta do Inmet vale entre a manhã desta segunda-feira (26) e a manhã de terça (27) para cinco cidades capixabas. Incaper prevê redução da instabilidade ao longo do dia seguinte
Semana começa com chuva no Litoral Norte do Espírito Santo. Foto: Julieverson Figueredo/Em Dia ES

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de Perigo Potencial para acumulado de chuva válido das 10h desta segunda-feira (26) até as 10h de terça-feira (27), com previsão de precipitação entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 milímetros por dia.

O alerta atinge municípios de Aracruz, Conceição da Barra, Jaguaré, Linhares e São Mateus.

Segundo o Inmet, o risco é considerado baixo para alagamentos e pequenos deslizamentos, mas a recomendação é que moradores em áreas mais vulneráveis fiquem atentos. O alerta abrange especificamente o litoral norte capixaba.

Instabilidade persiste nesta segunda
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) reforça que a instabilidade climática no estado é provocada pela umidade trazida pelos ventos que sopram do oceano em direção à costa. De acordo com a previsão do órgão para esta segunda-feira (26), há possibilidade de chuva em alguns momentos do dia em todas as regiões do Espírito Santo, embora de forma menos frequente no sul do estado e em trechos da região Serrana.

O vento deve soprar com intensidade fraca a moderada ao longo do litoral, com chance de rajadas no litoral sul.

Terça-feira com tendência de melhoria
Para terça-feira (27), o Incaper aponta uma tendência de melhora no tempo. A instabilidade perde força, e a previsão é de chuva rápida apenas entre a madrugada e a manhã no litoral norte, justamente nas áreas afetadas pelo aviso do Inmet. Nas demais regiões, incluindo a Grande Vitória, o tempo deve permanecer aberto, com poucas nuvens e sem chance de precipitações.

O vento segue moderado entre o litoral sul e a região metropolitana.

0
0
Atualizado: 26/05/2025 13:03

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.