A Prefeitura de Jaguaré, Norte do Espírito Santo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência Regional de Saúde, vão realizar na próxima semana, reunião de emergência para debater estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.
A ação em caráter emergencial se deve ao crescente número de casos de dengue no município. Além dos técnicos da Superintendência e da secretária de Saúde, Itatiane Lana Carvalho, vão participar da reunião os secretários de Obras, Elieser Biancardi, de Planejamento Urbano, Robson Grobério, de Educação, Cida Costalonga, de Transportes, Olávio Bernardo e o diretor do Saae, Valmir Cristo.
Ações de combate ao mosquito
A Secretaria Municipal de Saúde monitora continuamente a incidência de casos das doenças e, segunda a secretária municipal de Saúde, outras ações serão implementadas.
“Nós aumentamos as ações de monitoramento dos agentes de endemias nas áreas com maior número de casos, estamos utilizando o carro fumacê nas áreas onde foram encontrados focos do mosquito e, em parceria com a limpeza urbana estamos preparando mutirões de limpeza nas áreas urbanas”, afirmou a secretária.
Aumento de casos
A avaliação semanal da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde aponta para um preocupante aumento nos registros dos casos confirmados de dengue e chikungunya nos quatro primeiros meses do ano, com especial atenção para o Bairro Seac. Na comunidade foram notificados 221 casos de dengue. Em seguida aparecem os bairros Centro (46), Irmã Tereza (37), Boa Vista (23), Clubinho (19), Palmital (18) e Água Limpa (17). No período também foram registrados 93 casos confirmados de Chikungunya.
Participação da população faz a diferença
A população pode ajudar no combate ao mosquito da dengue estando atenta aos possíveis locais de proliferação do mosquito. A melhor forma de prevenir é eliminar locais com água parada, onde o mosquito se reproduz. Atitudes simples podem salvar vidas:
– Tampe caixas d’água e tonéis;
– Mantenha garrafas sempre viradas para baixo;
– Não acumule lixo em terrenos baldios e
– Limpe ralos, calhas e vasos de plantas com frequência