O Aeroporto Raimundo de Andrade, em Cachoeiro de Itapemirim, passará por um processo de modernização e ampliação. A Ordem de Serviço para o início das obras foi assinada nesta terça-feira (14), e o investimento, de R$ 76,5 milhões, será financiado pelo Governo do Espírito Santo. As intervenções têm como objetivo preparar o aeroporto para receber voos comerciais e oferecer infraestrutura mais eficiente para a aviação executiva.
As melhorias incluem a ampliação do número de posições de aeronaves, passando de cinco para nove, além da expansão do pátio de aeronaves e da pista de taxiamento, que será aumentada de 750 para 825 metros quadrados. Está prevista também a construção de um novo terminal de passageiros com mais que o dobro da área atual e a reforma do terminal existente, que será dedicado à aviação executiva.
A pista de pouso e decolagem será modernizada, incluindo a instalação de novos equipamentos de navegação aérea, como balizamento luminoso, farol de aeródromo, biruta iluminada e sinalização vertical. O estacionamento também será ampliado, passando de 16 para 40 vagas, e a iluminação da área externa será renovada.
Integração regional e nacional
Com a conclusão das obras, prevista para março de 2026, o aeroporto será preparado para operar voos comerciais, caso haja interesse das companhias aéreas. Além disso, a modernização permitirá maior integração logística do sul do Espírito Santo com os principais centros do país, fortalecendo a economia local.
Segundo o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, a obra tem potencial para fomentar o crescimento econômico do sul do Estado. “Com a nova estrutura, moderna e eficiente, vamos criar condições para transformar este aeroporto em uma ferramenta de desenvolvimento, ampliando o dinamismo econômico de Cachoeiro e de toda a região sul”, afirmou.
De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, a intervenção segue o exemplo de modernização realizada no aeroporto de Linhares. “Do mesmo modo que o aeroporto de Linhares foi modernizado e hoje atende bem à população e ao empresariado, o potencial da região sul do Espírito Santo será agora ainda mais fomentado com a modernização deste aeroporto, integrando-o a uma rede e oportunizando novos investimentos e mais empregos na região”, destacou.
O projeto, que faz parte de um conjunto de investimentos em mobilidade no Estado, foi iniciado com a montagem do canteiro de obras e busca promover eficiência e competitividade na região sul.