concursos e empregos

Cargo mais disputado do Concurso Nacional Unificado tem 14,1 mil candidatos por vaga

25 set 2024 - 13:52

Redação Em Dia ES

Share
Com 28.534 inscritos e 14.191 presentes nas provas, cargo no IBGE oferece salário inicial de até R$ 10 mil, conforme titulação
Cargo mais disputado do Concurso Nacional Unificado tem 14,1 mil candidatos por vaga. Foto: Science Photo Library

O Concurso Nacional Unificado (CNU), apelidado de “Enem dos Concursos”, realizado em 18 de agosto, teve uma das suas provas mais disputadas no cargo de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas, com especialidade em engenharia civil, no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao todo, 28.534 pessoas se inscreveram para uma única vaga, das quais 14.191 compareceram para realizar as provas. O salário inicial para a posição pode chegar a R$ 10.547,18, conforme a titulação do candidato, variando de especialização até doutorado.

As provas ocorreram na Universidade Paulista (UNIP), localizada na zona norte de São Paulo, e foram parte de um processo que envolve 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos públicos. Esse formato de seleção centralizado é uma novidade no sistema de concursos públicos no Brasil, concentrando em uma única prova diversas oportunidades de atuação federal.

O cargo em questão, voltado para atividades administrativas, logísticas e institucionais no IBGE, inclui funções como desenvolvimento de projetos de engenharia, operação e manutenção, fiscalização de contratos e controle de qualidade de suprimentos. Além de engenheiros civis, a vaga foi aberta para profissionais formados em arquitetura, engenharia elétrica, engenharia mecânica e geoprocessamento.

Segundo a relação de candidatos por vaga divulgada nesta quarta-feira (25), o segundo cargo mais concorrido do CNU foi o de Analista Administrativo na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), com 13,9 mil candidatos por vaga e nove oportunidades disponíveis. Já o terceiro lugar ficou com o cargo de Tecnologista no Ministério da Saúde, que teve 10,8 mil candidatos por vaga e oferta de duas vagas, voltadas para engenheiros civis e arquitetos.

O CNU reuniu 970 mil candidatos em todo o país e teve um esquema rigoroso de segurança, com 36 versões de prova distribuídas em 8 blocos de áreas de atuação: Infraestrutura, Exatas e Engenharias; Tecnologia, Dados e Informação; Ambiental, Agrário e Biológicas; Trabalho e Saúde do Servidor; Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Setores Econômicos e Regulação; Gestão Governamental e Administração Pública; e Nível Intermediário.

O resultado final será divulgado no dia 21 de novembro, após a avaliação dos títulos entre os dias 9 e 10 de outubro. A posse dos aprovados está prevista para janeiro de 2025.

0
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.