geral

Inscrições abertas para 3.500 vagas da 2ª fase do CNH Social no Espírito Santo

10 set 2024 - 16:49

Redação Em Dia ES

Share
Inscrições começaram ao meio-dia do dia 10 de setembro e seguem até o dia 29 de setembro de 2024, exclusivamente pelo site do Detran|ES
Inscrições abertas para 3.500 vagas da 2ª fase do CNH Social no Espírito Santo. Foto: RafaPress / Getty Images

O Governo do Espírito Santo, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), lançou nesta terça-feira (10) a segunda fase do programa CNH Social de 2024.

Ao todo, 3.500 vagas para obtenção ou mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão disponíveis, com foco em promover maior inserção no mercado de trabalho.

As inscrições começaram ao meio-dia do dia 10 de setembro e seguem até o dia 29 de setembro de 2024, exclusivamente pelo site do Detran|ES.

O programa CNH Social, lançado em 2011, tem como objetivo garantir acesso gratuito à habilitação para a população capixaba de baixa renda, promovendo oportunidades de capacitação e empregabilidade.

Nesta edição, as vagas são distribuídas entre Primeira Habilitação nas categorias A (moto) e B (carro), além de Adição e Mudança de Categoria para condutores já habilitados. Entre as novidades desta fase, está a reserva de 13% das vagas para egressos do sistema prisional, fruto de uma parceria com a Secretaria da Justiça (Sejus).

De acordo com o governador Renato Casagrande, o programa já possibilitou a emissão de mais de 57 mil carteiras de habilitação desde seu início.

“A CNH não garante emprego, mas abre portas para oportunidades. O foco do programa é capacitar pessoas para o mercado de trabalho”, afirmou Casagrande, destacando o impacto do programa na geração de empregos no Estado.

A lista dos selecionados será divulgada no dia 14 de outubro de 2024, e os contemplados terão acesso gratuito a todo o processo de habilitação, incluindo exames médicos, psicológicos, aulas teóricas e práticas.

Além disso, beneficiários também poderão participar de cursos de capacitação profissional, voltados para motoristas de transporte escolar, de produtos perigosos, e outros, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho.

Para se inscrever, os interessados devem possuir cadastro ativo no CadÚnico e preencher corretamente as informações solicitadas no site do Detran|ES. O processo de seleção é totalmente eletrônico, garantindo imparcialidade e transparência, conforme ressaltado pela coordenadora do programa, Rudyani dos Santos.

0
0
Atualizado: 10/09/2024 17:02

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.