geral

Novo programa visa monitorar resíduos de agrotóxicos em alimentos no ES

05 ago 2024 - 13:52

Redação Em Dia ES

Share
Iniciativa busca implementar medidas para garantir a segurança alimentar e a saúde da população capixaba
ES inicia implantação de Programa de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos. Foto: Getty Images

A Secretaria da Saúde (Sesa) do Espírito Santo, por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e da Subsecretaria de Estado de Vigilância em Saúde (SSVS), está implementando o Programa de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos. A iniciativa, parte do Programa de Qualificação das Redes de Vigilância em Saúde (PQRVS), visa verificar a presença de agrotóxicos nos alimentos e adotar medidas de enfrentamento.

O programa, instituído pela Portaria Estadual n.º 010-R, de 23 de fevereiro de 2023, propõe realizar um diagnóstico do cenário capixaba, definir diretrizes para o plano de amostragem, padronizar procedimentos e promover capacitações de servidores das Vigilâncias Sanitárias Municipais (Visas). A nutricionista e supervisora do PQRVS, Aline Salvador, destaca a preocupação dos profissionais de saúde com a presença desses resíduos nos alimentos consumidos pela população.

“Uma das frentes de trabalho do projeto visa fortalecer a rastreabilidade de frutas e hortaliças nos estabelecimentos do Espírito Santo, por meio da padronização e intensificação das ações de fiscalização. A rastreabilidade é uma exigência no estado desde o final de 2017, que permite que, a partir de inconformidades encontradas nos alimentos, sejam promovidas orientações à cadeia produtiva”, explicou Aline Salvador.

Riscos à saúde
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) alerta que toda a população está suscetível à exposição a agrotóxicos por meio do consumo de alimentos e água contaminados, porém gestantes, crianças e adolescentes são considerados grupos de risco. O consumo prolongado de alimentos com resíduos de agrotóxicos pode causar diversos problemas de saúde, como irritação na pele, desidratação, alergias, problemas respiratórios, entre outros.

Além disso, há o risco de intoxicação aguda, que pode ocorrer após o consumo de alimentos com alto nível de resíduos de agrotóxicos em um curto período. Os efeitos adversos incluem náuseas, vômitos, diarreia e dificuldade de respirar.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) avalia e classifica os agrotóxicos, estabelecendo a Ingestão Diária Aceitável (IDA), que define a quantidade máxima de agrotóxico que pode ser ingerida por dia sem causar danos à saúde.

CIATox-ES
O Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Espírito Santo (CIATox-ES), fundado em 22 de abril de 1992, oferece orientação e assistência em casos de intoxicações e exposições a substâncias tóxicas. Funcionando 24 horas por dia, o CIATox-ES conta com uma equipe multidisciplinar e pode ser acessado pelo telefone 0800 283 9904.

0
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.